CIDADE

Habitação adota novo método para apresentar projetos de casas a moradores

A arquiteta Rosimara Pimentel foi a responsável por desenvolver a ideia.

Em 15/01/2016 Referência JCC

Uma nova estratégia foi implementada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) para facilitar o entendimento dos projetos arquitetônicos das moradias de interesse social da capital. Agora, os beneficiários dos projetos habitacionais visualizam os projetos de suas casas de forma educativa e clara: os modelos das casas têm as peças soltas, em vez da apresentação da planta impressa.

A arquiteta Rosimara Pimentel foi a responsável por desenvolver a ideia. "Quando trabalhava na Secretaria de Gestão Estratégica (Seges), tivemos essa ideia para facilitar o entendimento das nossas apresentações. Sabemos que toda apresentação criativa torna mais clara a informação passada, e um projeto arquitetônico é cheio de detalhes. Por isso, precisamos facilitar a compreensão para diminuir as possibilidades de alterações", explicou.

Uma equipe da Sehab ,composta por duas arquitetas, uma assistente social e uma estagiária de Serviço Social, esteve no Escritório Local da Poligonal 3 (Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Santa Clara e Capixaba), no Parque Moscoso, para apresentar e aprovar os projetos das reconstruções das residências de interesse social.

"Nas reuniões de apresentação dos projetos, a compreensão era muito difícil e, com isso, tínhamos muitas alterações. Como muitos deles são idosos, a assimilação de como a casa vai ficar depois da obra concluída ficou muito mais clara. Acho que agora eles não vão ter mais dúvida alguma", disse Renata Alves de Oliveira, assistente social responsável pelo atendimento na Poligonal 3.

Entendimento

Andressa Morelato é uma das arquitetas responsáveis pela elaboração dos projetos da Sehab e explicou que essa ideia de apresentação facilitou muito o entendimento por parte dos beneficiários. "Quando apresentamos os projetos arquitetônicos, percebi o quanto foi simples para eles entenderem o que estávamos falando. Essa forma mais lúdica de visualização facilitou bastante o trabalho de aprovação dos projetos".

"Fiquei muito satisfeito com este novo método de apresentação dos projetos. Isso comprova toda preocupação da equipe em estar constantemente buscando ferramentas para melhorar e simplificar o diálogo com a população beneficiária", afirma o secretário de Habitação, Sérgio Sá

Projetos Arquitetônicos

Na Sehab, o desenvolvimento dos projetos fica por conta da Gerência de Projetos Habitacionais (GPH). O GPH atende às demandas dos projetos Moradia (Construção e Reconstrução), Morar no Centro e o Componente Habitacional do Projeto Terra. "O início da elaboração do projeto é realizado após levantamento social atualizado e análise do processo encaminhado ao setor. Após esse estudo, podemos garantir moradia digna às famílias beneficiadas", explicou a gerente Marciolinda A. Boroto Pompermayer.

Fonte:PMV