SAÚDE

Hipertensão arterial atinge 75% dos brasileiros com mais de 70 anos.

32% dos adultos são hipertensos, o número sobe para 50% em indivíduos com 60 a 69 anos.

Em 26/04/2016 Referência JCC

A hipertensão arterial, uma das doenças crônicas mais comuns entre os brasileiros, continua crescendo na população, principalmente de idosos. Um estudo recente divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil aponta que, em média, 32% dos adultos são hipertensos, o número sobe para 50% em indivíduos com 60 a 69 anos e passa para 75% nos idosos com mais de 70 anos.

Aproveitando a data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, o cardiologista e cirurgião cardiovascular Schariff Moysés faz um alerta: a população precisa se prevenir e reduzir os riscos de ter hipertensão, principalmente quando já existem casos da doença na família.

“Fatores como consumo elevado de sal, falta de atividade física, sobrepeso, estresse e consumo frequente de álcool e cigarro são os principais hábitos que causam a hipertensão arterial. Apesar de grande parte dos casos serem hereditários, existem muitos outros que poderiam ser evitados se as pessoas mudassem seus hábitos desde cedo”, explica o cardiologista.

Segundo Schariff, a pressão arterial está alterada quando o valor está acima de 12 por 8, sendo que valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério do médico. Quem tem hipertensão arterial comprovada, deve ficar de olho e manter o tratamento sugerido pelo médico a vida toda, já que a doença não tem cura.

Dicas para cuidar da pressão:

1- Meça a pressão pelo menos uma vez ao ano

2- Pratique atividades físicas todos os dias

3- Mantenha o peso ideal

4- Adote uma alimentação saudável com pouco sal, sem frituras e mais frutas, legumes e verduras

5- Reduze consideravelmente o consumo de álcool

6- Abandone o cigarro

7- Evite o estresse e tenha tempo para a família, amigos e lazer.

Por C2 Comunicação