SAÚDE

Homens são incentivados a cuidar da saúde em Vitória

Durante a gestação, é importante que o homem também esteja atento à sua saúde.

Em 22/02/2019 Referência JCC, Eduardo Brinco - Secom/PMV

André Luiz Silva Sobral

Durante a gestação, é importante que o homem também esteja atento à sua saúde para evitar a transmissão de doenças para a mãe e, consequentemente, dela para o bebê. Em Vitória, mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com o serviço de pré-natal do parceiro: Maria Ortiz, Conquista/Nova Palestina e Forte São João.

O objetivo do Pré-Natal do Parceiro (PNP) é motivar os homens a também participar do pré-natal, acompanhar o desenvolvimento e o crescimento do filho e, ao mesmo tempo, ter acesso ao serviço de saúde, realizando um conjunto de exames preventivos. A oferta é baseada no eixo "Paternidade e Cuidado", da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

O serviço também é ofertado nas unidades de Andorinhas, Consolação, Jesus de Nazareth, Resistência, Ilha das Caieiras, Santo André e Praia do Suá.

Incentivo

No PNP, os profissionais de saúde aproveitam o momento em que o homem está mais sensível para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira, como também realizar exames preventivos e se cuidar.

"Essa estratégia faz com que o homem entenda mais sobre o desenvolvimento gestacional, os cuidados com sua parceira, além de fazer com que ele desperte o interesse em cuidar de sua saúde", afirma a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Adesão

De acordo com a diretora da Unidade de Saúde do Forte São João, Suely Rodrigues Rangel, já há uma grande adesão dos futuros papais. "Na primeira consulta já conversamos sobre a possibilidade de o homem poder acompanhar o desenvolvimento do seu filho e, ao mesmo tempo, ter acesso aos serviços de saúde”, contou.

Como funciona 

No pré-natal, o homem realiza exames de rotina, testes rápidos e tem a carteira de vacinação atualizada. Entre os exames, estão sorologia para hepatites B e C, HIV e sífilis, hemograma, glicose e lipidograma.

Ele recebe orientações sobre o risco e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o planejamento sexual e reprodutivo e, caso necessário, são solicitadas consultas complementares e outros encaminhamentos necessários.

A realização dos testes e a adesão ao tratamento do parceiro com sífilis ou HIV têm grande importância na diminuição do risco de contágio da mãe para a criança.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL