TEMAS GERAIS

Homicídio cai 33% em janeiro no ES, menor índice em 25 anos.

A Região Metropolitana da Grande Vitória apresentou redução de 27,3%.

Em 18/02/2016 Referência JCC

O governador Paulo Hartung coordenou a segunda Reunião de Indicadores Criminais, realizada na tarde desta quarta-feira (17), na Sala de Decisão, Palácio da Fonte Grande. O mês de janeiro de 2016 apresentou redução de 33% nos registros de homicídios em todo o Estado (95 ocorrências) comparado com o mesmo período do ano passado. Este é o menor número contabilizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) nos últimos 25 anos
 
A Região Metropolitana da Grande Vitória apresentou redução de 27,3% nos registros de homicídios (com 56 ocorrências) e os municípios do Interior tiveram queda de 40% nos homicídios (com 39 registros). Todos os dados são de janeiro de 2016, comparados com o mesmo período do ano anterior. 
 
Participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; o subcomandante da Polícia Militar, coronel Ilton Borges, representando o comandante-geral; chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D’Isep Costa; secretários municipais da Segurança Pública da Grande Vitória; comandantes de batalhões; delegados; e interlocutores da área da Segurança Pública.
 
Ao final da reunião, o governador Paulo Hartung aproveitou a presença da cúpula da segurança pública do Estado para parabenizar os gestores pelos índices conquistados em 2015 e nos primeiros meses deste ano. "Enquanto governador e em nome dos capixabas, registro meu agradecimento aos gestores presentes nesta reunião. Os índices conquistados no ano passado e no começo deste ano são dignos de reconhecimento. Os resultados foram obtidos com gestão dos recursos e efetivos policiais e, neste sentido, reforço nosso pedido neste sentido durante este desafiador período socioeconômico que o país está atravessando", salientou o governador Paulo Hartung.
 
O governador ressaltou que o modelo de integração das instituições ligadas à segurança pública é referência nacional. "Não se faz segurança sem uma  colaboração entre as polícias Militar e Civil em sintonia com os demais órgãos e poderes veiculados.  Temos um modelo que serve de referência nacional", comentou.
 
Para o secretário André Garcia, “o esforço de todos os servidores da área da Segurança Pública tem sido o diferencial na manutenção da redução dos indicadores criminais. Iniciamos o sétimo ano de redução consecutiva dos homicídios e o comprometimento de todos tem apresentado os resultados que a sociedade capixaba necessita. Estamos empenhados em colocar o Espírito Santo entre os estados mais seguros do Brasil”.
 
Fonte:Secom ES