SAÚDE

Hospital Metropolitano realiza primeira aplicação de endoprótese no ES.

Novidade permite recuperação mais rápida.

Em 15/04/2016 Referência JCC

O aposentado José Carlos Cabral de Melo, de 83 anos, foi o primeiro paciente a passar por uma cirurgia aneurisma de aorta abdominal com aplicação de endoprótese de baixo perfil no estado, em tratamento de aneurisma da aorta. O procedimento, feito na última quarta-feira (13), foi transmitido ao vivo para o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular, realizado em São Paulo.

A novidade consiste na utilização de uma endoprótese com um calibre menor, evitando maior agressão às artérias saudáveis próximas a área operada. O uso da técnica minimamente invasiva requer apenas duas incisões menores do que uma polpa digital em cada região inguinal, o que propicia um curto tempo de operação, menos dor no pós-operatório e uma recuperação mais precoce.

Esperança

O doutor Fabrício Rossi, que participou da intervenção, afirma que a novidade transmite esperança aos que sofrem com o problema: “O método permite acessibilidade ao que há de mais moderno a nível mundial, com suporte no próprio Espírito Santo. Isso posiciona o Hospital Metropolitano como referência neste tipo de tratamento”.

Participaram do procedimento os doutores Fábio Pereira, Pablo Mendes, Fabrício Rossi e Carlos André Daher, com a assistência do doutor Steve Henao, da Universidade do Texas, que acompanhou o procedimento.

“Eventos dessa natureza constroem a maturidade do nosso serviço, mas, sobretudo, atestam a influência, experiência e empenho do Hospital Metropolitano em oferecer um serviço cada vez melhor”, pondera Fabrício Rossi.

Fonte: Ascom/HM