SAÚDE

Hospital público do Espírito Santo entre os melhores do país.

O hospital atende exclusivamente pelo SUS, ou seja, é um serviço 100% público.

Em 31/03/2016 Referência JCC

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, está entre os melhores do país, segundo lista divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O hospital atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, é um serviço 100% público. Para o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Ricardo de Oliveira, o resultado revela o investimento que vem sendo feito para modernizar a rede hospitalar estadual e para melhorar a qualidade do atendimento à população. “Nossos esforços estão voltados para garantir a qualidade dos serviços e a eficiência da aplicação dos recursos públicos”, comenta.

Para avaliar o desempenho do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, assim como das demais instituições de saúde listadas, foram considerados três indicadores: segurança do paciente; que verificou as práticas adotadas pelos hospitais para garantir a segurança do paciente; qualidade da assistência, medida pela certificação emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde, a exemplo da Organização Nacional de Acreditação (ONA); e índice de readmissão hospitalar, que mostra quantos pacientes foram reinternados num intervalo de 30 dias após a alta.

Na avaliação de Sirlene Motta, superintendente da Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), organização social que administra o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, esse título é resultado de um processo de gestão pela qualidade. Ela diz que é um programa bem complexo, que envolve infraestrutura, processos, pessoas, tecnologia. “É um sistema de gestão, que tem como foco principal garantir um atendimento de excelência, com segurança para os pacientes”, acrescenta.

Diferenciais

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves possui certificação ONA nível II e ISO 9001:2008. Essas acreditações medem a eficiência da gestão e a qualidade da assistência prestada pelo hospital através de uma auditoria dos recursos institucionais e dos processos adotados pela instituição, atestando a eficiência, a idoneidade e a segurança do serviço oferecido aos pacientes.

A superintendente da Aebes ressalta, ainda, outros atributos do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, como a existência de um heliponto no hospital; a oferta de um serviço de Ouvidoria 24 horas; e o fato de ser referência estadual no atendimento de queimados e de gestantes de alto risco.

Outro recurso que o hospital dispõe é o prontuário eletrônico, que permite ao médico, por exemplo, acessar o prontuário do paciente à distância, via web, caso haja necessidade de fazer um laudo, avaliar exames laboratoriais ou de imagem ou ainda orientar a equipe que está cuidando do paciente. “Além disso, os exames não precisam mais ser impressos. Eles são disponibilizados no sistema e em CDs”, acrescenta Sirlene Motta.

Gestão

A gestão pela qualidade é um ponto forte em serviços de excelência. Além de realizar diversas reuniões internas de planejamento, alinhamento de metas e acompanhamento de resultados, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves cobra de seus fornecedores o mesmo empenho na melhoria de seus processos e na qualificação do serviço que oferece. Sirlene Motta explica que os fornecedores críticos também são avaliados.

“Uma empresa mudou totalmente o seu processo de trabalho em função de nossa gestão de qualidade. Nós vínhamos notificando a empresa e foi algo fantástico o que aconteceu. Na entrega dos certificados de boas práticas aos fornecedores, no final do ano, a empresa apresentou um case de sucesso. Mostrou como ela era e, com as auditorias, com as notificações, com as nossas conversas, como ela mudou”, conta Sirlene Motta.

Ela diz que, no final das contas, o objetivo é sempre fazer o melhor para todos os envolvidos na cadeia cliente-fornecedor: os pacientes, os funcionários diretos, os prestadores de serviços, os fornecedores, a Secretaria de Estado da Saúde, sempre com foco na segurança e na qualidade do atendimento.

“A melhoria é algo que se busca diariamente. Observar com visão bastante crítica todos os processos, ouvir bastante os clientes e buscar melhorar todos os dias. Não adianta ter uma certificação hoje e achar que é isso. Está certificado hoje, mas e amanhã, quem garante? Qualidade é um processo contínuo. É algo que não tem fim, só tem início”, conclui.

Fonte: SECOM-ES