CIDADANIA

Hospital realiza campanha de Natal e arrecada presentes para idosos.

Entre os pedidos estão vestidos, chinelos, esmalte e até maquiagem.

Em 14/12/2016 Referência JCC

Vinte e quatro senhoras do Lar Franciscano, na Serra, terão um fim de ano mais alegre. Elas já passaram da faixa dos 60 anos, mas continuam acreditando no espírito de solidariedade que envolve as pessoas nesta época do ano. Tanto que escreveram em plaquinhas o que desejam ganhar de Natal. Os pedidos são simples, porém cheios de personalidade.

Dona Maria Brito, de 101 anos, por exemplo, gostaria de um vestido de cor rosa e estampado. Lúcida, se arruma todos os dias às 6 horas e se adorna com o colar de pérolas brancas que ganhou no bingo. Está na casa de repouso há cerca de seis meses.

Diferentemente dela, dona Ramaldes Fere, de 82 anos, prefere um esmalte de tom claro. Há 11 anos no local, a ex-professora é uma das mais vaidosas e gosta de ir à capela rezar com frequência.

Campanha Apadrinhamento Solidário

Quem vai atender aos pedidos das vovós são os colaboradores do Hospital Metropolitano, também na Serra. Cada setor apadrinhará uma idosa. Há oito anos, a instituição realiza a ação em diferentes lares para idosos do município. No ano passado, 53 pessoas se empenharam arrecadando e entregando as doações, número que deve ser maior nesta campanha, segundo Liliane Menezes, assistente social e integrante da Comissão de Humanização do hospital.

“Como as adoções serão realizadas por áreas, teremos mais funcionários envolvidos, aproximadamente 100. Percebemos que muitos deles ficam ansiosos com a aproximação do Natal e com a expectativa de participar desta corrente fraterna”, diz.

Entrega

De acordo com a assistente social do Lar Franciscano, Adriana de Almeida, o momento da entrega, que este ano será no próximo dia 19, é uma alegria só. “Elas ficam maravilhadas e se lembram pelo resto da semana do carinho que receberam”, afirma.

Adriana de Almeida destaca que essas mobilizações não são importantes apenas para as idosas, mas também para os participantes, e impulsionam novas contribuições a partir do exemplo.

“Ao doar, eles compreendem melhor a importância de estender a mão àquelas que, de diferentes formas, contribuíram para a sociedade. Enxergam que um dia irão envelhecer. E que, se precisarem ficar em uma casa de repouso, vão gostar de receber visitas, de serem abraçados, de ter alguém para conversar e trocar um carinho, pois se sentirão acolhidos como quando estavam em família. Dessa forma, saem daqui dispostos a incentivar outros a fazerem o mesmo”, explica.

Auxílio

O Lar Franciscano tem convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Sema) da Serra, mas ainda precisa de doações da comunidade e de instituições para se manter. Quem quiser colaborar com itens de higiene pessoal e alimentos, pode ligar para o número 3065-8219.

Fonte: Ascom/HM