CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Hucam investe na modernização da TI e inaugura Datacenter hoje (9).

A inauguração acontece nesta segunda-feira, 9, às 10 horas, na Hucam.

Em 09/02/2015 Referência JCC

A necessidade de adotar um novo sistema de gestão hospitalar levou o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes  (Hucam), a investir na modernização de todo o ambiente de Tecnologia da Informação (TI). O projeto, conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia 29 hospitais universitários federais, culminou com a implementação de um novo Datacenter. A inauguração acontece nesta segunda-feira, 9, às 10 horas, no Prédio da Superintendência do Hucam.

A ideia de reformular o parque de TI do hospital nasceu depois da constatação de que o ambiente antigo não suportaria o novo sistema de gestão hospitalar, com a disponibilidade e a performance necessárias. Por conta disso, o superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral Júnior, disse que um ponto fundamental era ter uma infraestrutura estável na unidade hospitalar, conhecida como Hospital das Clínicas, pertencente à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Após identificar a necessidade de adequar o ambiente de TI para suportar o novo sistema, em parceira com os profissionais da Ebserh, a área de TI do Hucam buscou as melhores condições de implementar o projeto com a rapidez e a qualidade ideais. Como estratégia e visando o menor gasto possível, aliado ao menor tempo de projeto, e também em conformidade com boas práticas (normas técnicas) optou-se pela solução Data Center Modular - contêiner.

O projeto incluiu a utilização de um contêiner, cujo Datacenter Modular Pré-fabricado é desenvolvido para ser instalado em meio externo, tendo como finalidade abrigar os equipamentos de Tecnologia da Informação, melhorando o sistema de climatização adequado para manutenção da temperatura e umidade relativa. Além de implantar um sistema de detecção e combate de incêndio, estabelecer um quadro de distribuição de energia, dentre outros.

Para garantir a disponibilidade, integridade, inviolabilidade e confiabilidade das informações de dados, e a adoção das recomendações sugeridas nos manuais das melhores práticas associadas ao gerenciamento da infraestrutura de Tecnologia da Informação, é imprescindível um sistema operacional lógico e físico estável. Desta maneira a base de dados no Hospital constitui um dos ativos mais importantes na cadeia do Patrimônio Público dessa instituição.

Hoje, o Hucam está contemplado com dez servidores de alto processamento de dados, que foram instalados dentro do contêiner, o mais moderno conceito de sala cofre, ou seja, dados totalmente protegidos. Com isso, as informações podem ser obtidas em velocidade praticamente instantânea. Um exemplo é a total capacidade de comportar os prontuários eletrônicos e a disponibilidade total devido ao fornecimento de energia redundante.

Fonte: Ascom/Hucam