ESPORTE INTERNACIONAL

Ibra internacional? Sueco comanda United em busca de título inédito

Atacante não disputa a Liga Europa desde que ela ainda se chamava Copa da Uefa.

Em 15/09/2016 Referência JCC

José Mourinho enxerga a Liga Europa como o “patinho feio” do Manchester United na temporada. O desejo seria chegar ao clube com uma vaga na Liga dos Campeões, mas o quinto lugar da temporada passada relegou o time ao torneio secundário às quintas-feiras. Mourinho, claro, não é bobo - e quer ganhá-lo mesmo assim. As conquistas estão em seu DNA, como também estão no de Zlatan Ibrahimovic e dos Diabos Vermelhos. Juntos, os três formam uma combinação que os coloca como favoritos em busca de um título inédito. 

Confira a tabela da Liga Europa

A Liga Europa é o único troféu europeu que falta na galeria do Manchester United (tem três Champions, uma Supercopa e a extinta Recopa). Seria, também, uma conquista de peso para o currículo de Ibra, recheado de feitos nacionais, mas com espaço quase em branco no cenário internacional – apenas uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes com o Barcelona. 

Mourinho a ganhou em 2002/03 com o Porto, um ano antes do feito ainda maior na Liga dos Campeões. Mas sua prioridade no momento é o Campeonato Inglês – e ele não faz questão de esconder de ninguém que derrotar o Manchester City, Chelsea, Liverpool e Arsenal é mais prazeroso do que derrubar, por exemplo, o Feyenoord, adversário da estreia desta quinta, na Holanda, às 14h (de Brasília) – o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. 

- Não é a competição que o Manchester United quer. Não é o torneio que eu quero ou que os jogadores querem. Mas é a competição que a gente está e essa é a realidade. Será uma partida importante. Temos de encontrar essa motivação que eu já encontrei e preciso passá-la para os jogadores porque eu sei que a Liga Europa não é o maior sonho de todo jogador. Você não está na Liga dos Campeões, então precisa se motivar – disse o português, que ironicamente é garoto-propaganda da principal patrocinadora da Champions League. 

Ibrahimovic viajou com o elenco, mas deve ser poupado do time titular. O sueco, de qualquer forma, tem as suas motivações pessoais em forma de recordes. Com 51 gols em competições da Uefa, ele precisa de mais cinco para entrar no top-10 de artilheiros e ficar empatado com Eusébio, com 56 gols. Mais oito e iguala Henrik Larsson como maior artilheiro sueco. Caso consiga o seu próprio recorde numa temporada (11, fez 10 com o PSG em 2013/14), empatará com uma antiga lenda de Old Trafford, o holandês Ruud van Nistelrooy. 

Se os Red Devils são os grandes favoritos ao título, outros ex-campeões europeus, como o Inter de Milão ou o Ajax, prometem dificultar a vida do gigante inglês. O Roma, terceiro colocada no último Campeonato Italiano, e as equipes espanholas, de ótimo retrospecto recente na Liga Europa, também buscam ser protagonistas. 

O time da capital italiana inicia a campanha na República Tcheca diante do Viktoria Pilsen, enquanto o Athletic Bilbao, que chegou às quartas na última edição, o Villarreal, semifinalista em 2015-16, e o Celta de Vigo encaram respectivamente Sassuolo, Zurique e Standard Liège. O GloboEsporte.com também acompanha a estreia do time de Alexandre Pato em Tempo Real, às 16h (de Brasília). Será o primeiro jogo do brasileiro desde que ele torceu o tornozelo, há quase duas semanas.

Confira as prováveis escalações: 

Feyenoord: Jones, Kongolo, Van Beek, Botteghin e Woundenberg; El Ahmadi e Vilhena; Toornstra, Kuyt e Berghuis; Jorgensen. 

Manchester United: De Gea, Darmian, Smalling, Bailly e Rojo; Schneiderlin e Carrick; Depay, Mata e Young; Rashford. 

Globo Esporte