TEMAS GERAIS

Idaf e Agerh realizam vistorias em barragens no norte do ES

A fiscalização em barragens foi nos municípios de Colatina e Marilândia, no norte do Estado.

Em 23/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

Os objetivos da operação conjunta foram avaliar as condições das estruturas e verificar os aspectos relacionados ao licenciamento ambiental

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizaram, na última semana, uma ação de fiscalização em barragens nos municípios de Colatina e Marilândia, no norte do Estado. Ao todo, oito barragens foram fiscalizadas.

O subgerente de Licenciamento Ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, ressaltou que os objetivos da operação conjunta foram avaliar as condições das estruturas e verificar os aspectos relacionados ao licenciamento ambiental, à outorga de uso da água e à política de segurança de barragens, bem como identificar o responsável técnico pela elaboração e construção dos empreendimentos.

“Cabe ao Idaf fiscalizar se o proprietário está atendendo às diretrizes técnicas e ambientais, conforme a legislação em vigor. Também foi observado, durante as vistorias, as condições das barragens, após as fortes chuvas que atingiram a região”, esclareceu o subgerente. 

Para o gerente de gestão e infraestrutura hídrica da Agerh, Rafael Wolfgramm, a fiscalização conjunta foi estratégica para procurar maneiras mais efetivas de unir as ações de cada órgão sobre o mesmo tema.

“A fiscalização conjunta possibilita que as barragens sejam analisadas de forma completa, inclusive reforçando a exigência de um responsável técnico sobre as estruturas. Nosso objetivo principal é a segurança das barragens em relação à disponibilidade hídrica e ambiental. Por isso, trazer os proprietários para a regularidade é muito importante”, afirmou Wolfgramm.

É proprietário ou responsável técnico de barragens? Registre o empreendimento no Cadastro Estadual de Segurança de Barragens, no link: https://agerh.es.gov.br/seguranca-de-barragens e acesse a Cartilha de Segurança de Barragens, no endereço https://agerh.es.gov.br/Media/agerh/Cartilha/SegurancadeBarragens_Agerh.pdf. (As informações são do Idaf)

Leia também:

Sistema Transcol contará com ônibus elétricos a partir de 2022
Ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado
Na semana do Natal o Papa-Móveis presenteia moradores
Vale e parceiros entregam mais de 1 milhão de cestas básicas
Servidores municipais de Vila Velha vão ter abono salarial
Malásia: Inundações deixam 14 mortos e 70 mil desabrigados
Procon-SP notifica Itapemirim por cancelamento de voos
Setur realiza concurso para pintura de fachada de um prédio
Um em cada 4 habitantes da Somália está em risco de fome
Quase 50% dos brasileiros não têm acesso a redes de esgoto

TAGS:
IDAF | AGERH | CREA-ES | FISCALIZAÇÃO | BARRAGENS