SAÚDE

Ilusão do conhecimento é o maior inimigo, segundo a teoria de Hawking

Segundo o fisioterapeuta, os profissionais da saúde devem estudar sempre.

Em 15/03/2018 Referência JCC - Raquel Castanharo

Estou escrevendo essa coluna no dia 14/03, data da morte do memorável físico Stephen Hawking e, curiosamente, dia do Pi (3,14, lembram?). Entre muitos de seus ensinamentos, um me chamou mais a atenção neste dia. Ele dizia que “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento.” E junto comigo, convido você, profissionais da saúde, a pensar um pouco sobre essa frase.

Não é difícil cair na armadilha de se acomodar e não se atualizar com informações científicas mais recentes. Acreditar que já sabemos o suficiente. A correria de um consultório, compromissos e burocracias, sufoca um tempo dedicado a continuar estudando. E assim, orientações ultrapassadas, sem embasamento científico, permanecem sendo passadas todos os dias. É uma pena. Nossos pacientes merecem muito mais do que isso.

Também é fácil ficar dentro da caixa e não aceitar evidências científicas contrárias às nossas convicções. Só querer aplicar o que nos convém. Isso não é ciência, não é tratamento baseado em evidência. É duro sim mudar de opinião, mas é saudável e necessário. Para nós e para aqueles que estamos cuidando.

Além de artigos e livros, se permitir aprender com o paciente também pode ser um ótimo exercício. Não é porque estamos usando um jaleco branco e temos um diploma na parece que somos melhores que os outros. Eu atendo um corredor que me manda várias informações maravilhosas, e ele nem é da área da saúde. Se eu não tivesse dado essa abertura, estaria perdendo conteúdos valiosos.

Stephen Hawking foi, com certeza, um exemplo para a humanidade. Nos deu ciência, bom humor, capacidade de aceitação, e essa ótima oportunidade de reflexão. Eu estou aqui pensando. Espero ter te motivado a pensar também.

(Foto:EuAtleta)