CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Impressora 3D usa banana como matéria-prima para fabricar objetos

Em 21/11/2014 Referência JCC

Usar comida em impressoras 3D é algo que vem se tornando cada vez mais popular. O site 3DCooks, dedicado às variedades de receitas possíveis nas impressoras, conseguiu usar banana para criar formas com uma impressora. O aparelho utilizou a Plyump, uma cabeça de impressão específica, criada para ser capaz de usar comida como material.

Para imprimir com banana, é necessário esmagar a fruta para criar uma pasta homogênea. Segundo Luis Rodrigues Alcalde, criador da receita, a pasta da banana é incapaz de manter a forma, portanto é necessário adicionar amido de batata para dar rigidez às formas geradas pela impressora.

A combinação de banana mais amido de batata, sem alguns cuidados na hora de mistura, acaba criando um preparo muito rígido, em que podem surgir alguns caroços, que podem comprometer a impressão. Para evitar isso, o ideal é dissolver o amido antes de misturá-lo à banana. Para garantir uma coloração mais agradável, é recomendado o uso de suco de laranja.

A impressão com comida usa a Plyump, uma cabeça de impressão desenvolvida pelo criador da receita. O mais bacana a respeito da peça é que os interessados podem fazer download dos arquivos e imprimir o acessório para usá-lo domesticamente.

Fonte: Techtudo