ECONOMIA CAPIXABA

Inadimplência no ES está acima da média nacional, aponta pesquisa.

Número de consumidores inadimplentes subiu 16% no estado.

Em 12/08/2015 Referência JCC

O número de capixabas inadimplentes está acima da média nacional. Enquanto no Brasil a média foi de 4,47% de crescimento no número de devedores em julho, no estado o aumento foi de 16% com relação ao mesmo período no ano de 2014.

Os dados são de uma pesquisa divulgada nessa terça-feira (11) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo o presidente da Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do Espírito Santo (FCDL-ES), Geraldo Magela, a alta da inflação e o crescente desemprego contribuíram para o aumento.

"Assim como em todo o Brasil, no Espírito Santo o consumidor tem dificuldade para colocar em dia dívidas de serviços básicos, como a energia elétrica”, explica Magela.

O presidente ainda aponta uma piora do cenário nos próximos meses. “Se o consumidor não consegue pagar os serviços de primeira necessidade dificilmente se arriscará a fazer novas dívidas”.

A pesquisa também mostra uma queda de 3,26% nas vendas a prazo em todo o país. Essa é a sexta queda consecutiva do indicador, que no ano de 2015 só apresentou um índice positivo em janeiro (1,81%).

A estimativa é de que 57 milhões de brasileiros estejam listados em cadastros de devedores inadimplentes por conta de pendências com atraso de pagamento. A maior concentração destes brasileiros está no Sudeste (39,88%), seguido do Nordeste (25,97%) e Sul (12,93%).

Fonte: G1-ES