POLICIA

Incêndio atinge área de preservação em Guaçuí (ES)

Cerca de 30 homens combatem os focos de fogo.

Em 14/10/2014 Referência JCC

Um incêndio consumiu uma área de aproximadamente 80 hectares de plantações e vegetação nativa no assentamento Luiz Taliuli Neto e Córrego São Romão, no distrito de São Miguel do Caparaó, em Guaçuí, na região Sul do Espírito Santo. Segundo testemunhas, as chamas começaram sábado (11) e até o final da tarde desta segunda-feira (13) ainda não haviam sido contidas. Segundo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) o fogo está controlado, porém ainda existem pequenos focos e uma equipe irá retornar ao local no fim da tarde desta terça-feira (14) para finalizar a ocorrência.

O BPMA informou que cerca de 30 homens, incluindo moradores do assentamento, estão combatendo os focos de incêndio, mas a Polícia Militar Ambiental informou que o terreno é acidentado, o que dificulta o acesso em algumas áreas. O combate está sendo feito com uso de enxadas, tratores e realizando aberturas de aceiros, que são faixas escavadas para evitar que as chamas se espalhem.

Testemunhas informaram para a Polícia Ambiental que um homem de 40 anos, residente do assentamento, teria colocado fogo em um amontoado de restos de lenha e café na propriedade dele, porém o fogo teria se espalhado e atingido propriedades vizinhas, plantações de eucalipto, mata nativa e áreas de nascentes. O suspeito já foi identificado, mas não foi mais visto no local após o incêndio começar.

 

O BPMA informou que toda documentação produzida, incluindo relatório fotográfico, será encaminhada ao escritório local do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e ao Ministério Publico. O suspeito pode responder pelo crime de produzir incêndio em mata ou floresta com pena de dois a quatro anos de prisão e multa. Em caso de crime culposo a pena é de seis meses a um ano de prisão e multa.

Fonte: G1-Espírito Santo