TEMAS GERAIS

Incêndio está arrasando província argentina de Corrientes

Incêndios seguem atingindo nesta segunda-feira (21), a província de Corrientes, na Argentina.

Em 21/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: REUTERS

Há cerca de dois meses, bombeiros, brigadistas, policiais e voluntários combatem o incêndio, causado por seca e falta de chuva causada pelo fenômeno La Niña.

Incêndios continuavam atingindo nesta segunda-feira (21), a província de Corrientes, na Argentina, onde já foram queimados cerca de 800.000 hectares, causando perdas de milhões e danificando flora e fauna protegidas.

“A verdade é que a província vive uma catástrofe com essa questão dos incêndios. Há muita perda de animais, a questão da flora, da fauna. Além disso, essa era a nossa fonte de trabalho. Se perdermos isso, o que será de nós amanhã?”, disse à Reuters Luis Candia, um vizinho que ajuda os bombeiros, com o rosto coberto para se proteger.

Há cerca de dois meses, bombeiros, brigadistas, policiais e voluntários combatem o incêndio, causado por seca e falta de chuva causada pelo fenômeno La Niña.

“Tudo se juntou: a seca de um ano e meio, as altas temperaturas, a falta de chuva e o estresse hídrico que as plantas já têm, o próprio solo”, disse à Reuters Josefina Piñeiro, moradora da região.

Os incêndios atingiram na semana passada o Parque Nacional do Iberá, uma das maiores áreas úmidas de água doce do mundo, que abriga uma diversificada vida silvestre que inclui espécies em frágil estado de conservação, como cervos-do-pantanal, jacarés e mais de 380 espécies de aves.

Imagens da região mostraram grandes áreas de campos queimados, animais fugindo do fogo ou mortos e trabalhadores exaustos lutando contra as chamas.

“Há uma perda muito importante na fauna, na flora, na parte elétrica. O incêndio causou estragos”, disse Orlando Bertoni, chefe de operações da Defesa Civil de Corrientes, a uma rádio local no fim de semana. “Não temos escolha a não ser esperar pela natureza.”  (Por Matías Baglietto, com reportagem adicional de Walter Bianchi e Lucila Sigal - REUTERS)

Leia também:

Polícia Civil identifica 143 vítimas de temporal em Petrópolis
Subiu para 176 o número de vítimas em Petrópolis no RJ
Comandantes russos receberam ordem para invadir, diz mídia
Aeroporto de Linhares vai receber homologação da Anac
Com 136 mortes, Petrópolis divulga alerta sobre fake news
Com 117 mortos, Petrópolis tem mais chuvas e alagamentos
Estiagem afeta propriedades rurais no Rio Grande do Sul
Ministério autoriza atuação das Forças Armadas em Petrópolis
Temporal em Petrópolis já matou 104 pessoas, sendo 8 crianças
Mortes causada pelas chuvas em Petrópolis chegam a 58

TAGS: 
ARGENTINA | INCÊNDIOS | PROVINCIA | CORRIENTES | ARRASANDO