ECONOMIA INTERNACIONAL

Inflação na China atinge em julho maior nível em 17 meses

A taxa anual de inflação ao consumidor da China ganhou força em julho

Em 09/08/2019 Referência JCC, Redação

Foto: Agroportal/Reprodução

A taxa anual de inflação ao consumidor da China ganhou força em julho e atingiu máxima em 17 meses, impulsionada pelos custos de alimentos, segundo dados oficiais.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) chinês subiu 2,8% no mês passado ante julho de 2018, depois de avançar 2,7% na comparação anual de junho, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês) do país. O resultado do CPI de julho ficou um pouco acima da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 2,7%.

Em relação ao mês anterior, o CPI da China teve acréscimo de 0,4% em julho. Em junho, o índice havia recuado 0,1% ante maio.

O governo chinês tem a meta de manter a inflação ao consumidor abaixo de 3% em 2019.

O NBS também divulgou números sobre a inflação ao produtor. O chamado índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China teve queda de 0,3% na comparação anual de julho, após se manter estável em junho. A projeção do mercado para julho era de recuo de 0,1%.

No confronto mensal, o PPI chinês diminuiu 0,2% em julho. Em junho, o PPI havia caído 0,3% ante maio. Fonte: Dow Jones Newswires.

LEIA TAMBÉM

Índia suaviza toque de recolher em Caxemira para orações de sexta

As autoridades indianas suavizaram o toque de recolher na Caxemira para permitir que os muçulmanos participem da tradicional oração de sexta-feira, informou um oficial da polícia regional à AFP.

Índia suaviza toque de recolher em Caxemira para orações de sexta

Pessoal de segurança monta guarda em uma barreira antes das orações muçulmanas do meio-dia de Jammu em 9 de agosto de 2019, depois que o governo indiano tirou a autonomia de Jammu e Caxemira - Foto: AFP

“Os habitantes poderão rezar em seus bairros, não há restrições a isso”, disse Bilbag Singh, diretor-geral da polícia da Caxemira.

“Eles não podem, no entanto, deixar a localidade”, avisou.

Caxemira está isolada do mundo desde o domingo, com as comunicações interrompidas, lojas fechadas e ruas desertas, depois da instalação de milhares de soldados indianos nesta região do Himalaia, onde a Índia já contava om meio milhão de soldados.

O governo indiano anunciou na segunda-feira a revogação da autonomia constitucional da Caxemira, uma decisão explosiva que busca colocar essa região rebelde reivindicada pelo Paquistão sob sua proteção mais direta. AFP

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL