SAÚDE

Influenza: ​Vila Velha inicia vacinação em moradores de rua

Secretaria de Saúde incluiu moradores de rua na Campanha de Vacinação contra Influenza.

Em 24/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O equipamento social atende aproximadamente 80 pessoas em situação de rua. O horário de funcionamento e das 7h às 17h, de segunda a segunda-feira.

Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde incluiu as pessoas em situação de rua na Campanha de Vacinação contra Influenza, no âmbito do Programa Estadual de Imunizações do Espírito Santo. Devido à vulnerabilidade desse público e da diminuição das temperaturas, a ação visa proteger as pessoas contra o vírus H3N2 e as síndromes respiratórias.

As equipes de saúde dão início à busca ativa pelas pessoas em situação de rua, uma vez que as mesmas circulam nas vias públicas permanentemente, não tendo assim uma localização fixa. Os abrigos, avenidas e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), serão alguns lugares onde a vacinação vai acontecer em Vila Velha.

A coordenadora de Imunização de Vila Velha, Denise Rocha, fala sobre o empenho na procura pelas pessoas em situação de rua, com o intuito de alcançar a integralidade desse público:

“Nossas ações funcionam além dos limites da cidade. Estamos indo a todas as regiões de estadia possíveis dessas pessoas. Com a ajuda das equipes do Consultório na Rua e da Assistência Social, estamos traçando estratégias para garantir a vacinação de todos”, conclui.

Programação

Nesta quarta-feira (25), as equipes estarão no Centro Pop a partir de 9h, para vacinar as pessoas em situação de rua (PSR) que estarão presentes.

O Centro Pop, localizado no bairro Divino Espirito Santo, realiza atendimento socioassistencial, alimentação, higienização pessoal e encaminhamento das Pessoas em Situação de Rua para emissão de documentos, Sine e consultas, dentre outros serviços. 

De acordo com a referência técnica dos serviços Pop Rua, Zilane Ferreira, o intuito é trabalhar a autonomia e a construção de novos projetos de vida:

“É importante ressaltar a necessidade dos serviços trabalharem em rede, de forma a promover o acesso às políticas públicas”.

O equipamento social atende aproximadamente 80 pessoas em situação de rua. O horário de funcionamento e das 7h às 17h, de segunda a segunda-feira.

A vacinação

Para as pessoas em situação de rua (PSR) com mais de 9 anos de idade, a vacinação contra Influenza acontece em dose única. No caso das crianças de 6 meses a 8 anos de idade primovacinadas (primeiro grupo de vacinas tomadas no primeiro ano de vida), a primeira dose será aplicada e, após 30 dias, as equipes voltarão para administrar a segunda dose.

Caso o munícipe já tenha recebido pelo menos uma dose da vacina Influenza nos anos anteriores, será necessário apenas reforçar a dose. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Sala de situação vai monitorar varíola dos macacos no país
Sesa realiza ações da campanha sobre doação de córneas
Ibiraçu está vacinando os grupos prioritários da Influenza
UPA Infantil registra alta de 40% em internação de crianças
Dia D de vacinação contra gripe, covid e sarampo em João Neiva
Serra: Vacinação sem agendamento no shopping Montserrat
Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista
Vacinação: semana de intensificação contra gripe e sarampo
Serra abre novas vagas de vacina em agendamento on-line
Estado registra mais de mil casos de Chikungunya em 2022
Brasileiro é 1º infectado por varíola dos macacos na Alemanha

TAGS:
VILA VELHA | VACINAÇÃO | INFLUENZA | CAMPANHA | MORADORES DE RUA