CIDADE

Instituições financeiras e telefonia lideram reclamações no Procon de Vitoria/ES.

Em 2016, as instituições financeiras lideram absoluto, com 1.119 reclamações.

Em 17/05/2016 Referência JCC

Você saberia explicar o que têm em comum compras de aparelhos de celular, empresas de telefonia, bancos, empresa de energia elétrica e compras feitas em sites? Difícil para você, mas, para o Procon de Vitória, a resposta é imediata. Esses cinco itens estão na lista "Top 5" dos motivos que levaram os consumidores a procurar os guiches de atendimento do órgão nos primeiros meses deste ano.

Esses temas se mantêm no topo do ranking de reclamações do Procon nos dois últimos anos. A diferença nesse período está apenas na alternância da posição entre elas no ranking.

Em 2016, as instituições financeiras lideram absoluto, com 1.119 reclamações. Quando o assunto é a área financeira, as queixas são contra os bancos comerciais, cartões de créditos e financeiras.

O segundo lugar do ranking ficou com as empresas de telefonia. Foram 750 reclamações nesses quase cinco meses do ano. As principais reclamações dos consumidores estão relacionadas a problemas com a cobrança indevida, SAC e cancelamento de serviços. 

Já os problemas ligados a compra e uso dos aparelhos de celular ficou na terceira posição na lista das principais reclamações dos consumidores. De janeiro a 11 de maio, foram registradas 183 queixas, que vão desde problemas de vício do produto, garantia a não entrega do aparelho. No ano passado, esse tipo de reclamações estava em quarto lugar.

Já 108 consumidores que recorreram à comodidade das compras pela interent foram parar nos balcões de atendimento do Procon de Vitória. Esses clientes foram reclamar da não entrega dos produtos, descumprimento de oferta e dificuldades na hora em que decidiram desistir da compra.

Com uma pequena diferença, a empresa fornecedora de energia elétrica ficou na quinta posição no ranking de reclamações, com 105. As queixas são de cobrança indevida, SAC e dúvida sobre cobrança. 

Ranking

Top 5 2016

  1. Assuntos financeiros (bancos comerciais, cartão de crédito e financeiras): 1119
  2. Empresas de telefonia (problemas com cobrança indevida, SAC e cancelamento de serviços): 750
  3. Aparelho de celular (Problemas de vício do produto, garantia e não entrega): 183
  4. Compras pela internet (não entrega dos produtos, descumprimento de oferta e desistência da compra): 108
  5. Empresa fornecedora de energia (cobrança indevida, SAC e dúvidas sobre cobrança): 105

Top 5 2015

  1. Telefonia
  2. Bancos
  3. TV por assinatura
  4. Produtos: celular
  5. Energia elétrica

Fonte:PMV