TEMAS GERAIS

Instituto alerta sobre possibilidade de chuva forte no ES

Chuva está prevista para o domingo (9). Segundo Incaper, temporal se estenderá por todo o estado.

Em 05/11/2014 Referência JCC

O Instituto de Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu nesta terça-feira (4), um alerta com a possibilidade de chuva forte para o domingo (9), em todo o Espírito Santo. Segundo o meteorologista Pedro Henrique Pantoja, a chuva começará no domingo à tarde, com grande concentração na região Sul do estado, se estendendo para os demais municípios da região Metropolitana de Vitória e Serrana, até chegar na região Norte, onde a previsão é que acabe na segunda-feira (10), pela madrugada.

De acordo com o meteorologista, isso acontece por causa da formação de um canal de umidade sobre o estado, aliado a uma passagem de frente fria. Ainda de acordo com Pedro, a chuva será parecida com a que atingiu o estado na quinta-feira (30), porém com a presença de raios e rajadas de vento.

"Será parecido, pois será grande volume de chuva em pouco espaço de tempo. A diferença, é que como tem feito muito calor nesses últimos dias, a chegada da frente fria faz com que um acúmulo de energia se forme na atmosfera, ocasionado raios e rajadas de ventos fortes", disse.

O meteorologista disse que não tem como prever a imensidão dos ventos, mas disse que o importante é acompanhar as previsões dos próximos dias. "O ideal é acompanhar. Se continuar essa previsão na quinta ou na sexta, vamos emitir um alerta, porém, até lá a intensidade pode ser alterada, e o canal pode até nem se formar", alertou Pedro.

Balanço
Na quinta-feira (30), uma forte chuva atingiu o Espírito Santo, deixando uma pessoa morta, duas feridas e 605 pessoas desalojadas, segundo a Defesa Civil Estadual. Os maiores transtornos foram registrados nos municípios de Vitória e Serra e, no interior, em Aracruz, Fundão, São Mateus e Linhares. O maior índice pluviométrico acumulado em 24 horas foi registrado em Novo Horizonte, na Serra, com 385. Segundo o Incaper, em seis horas, choveu o previsto para dois meses na Serra.

Fonte: G1-Espírito Santo