ECONOMIA CAPIXABA

Intenção de Consumo das Famílias de Vitória permanece baixa

Porém, as expectativas quanto à economia para 2019 são positivas.

Em 25/01/2019 Referência JCC / Fecomércio ES

Divulgação

A intenção de consumo das famílias de Vitória registrou no mês de janeiro um avanço de 20,1% em relação ao ano passado. Já, na comparação com o mês anterior, apresentou uma retração de 6,2% em janeiro, assim marcou 44,5 pontos frente a dezembro de 2018. Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital, analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Os dados registrados na pesquisa mostram que ao longo de 2018 até setembro ocorreu um tímido crescimento na intenção de consumo das famílias de Vitória. Já, a partir de outubro, esse número começou a recuar, desta forma mostrou a instabilidade da trajetória de crescimento mensal do índice. No entanto, apesar da volatilidade das variações em relação ao mês anterior, as comparações em relação ao ano passado apresentaram sucessivas variações positivas.

Na avaliação da Federação do Comércio a ideia de consumir menos nesse período pode ser influenciada pela série de pagamentos que pesam no bolso no início do ano. Este impacto levantado na pesquisa demonstrou que as famílias com renda menor permaneceram com as mais baixas avaliações, mostrando que possuem mais dificuldades para dedicar parte do orçamento ao consumo.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Para o presidente da Fecomércio ES, José Lino Sepulcri, o ano de 2018 foi um ano de muitos desafios, mas os indicadores superaram os dos últimos três anos. “Certamente as incertezas em relação ao rumo do país, juntamente com a lenta recuperação do mercado de trabalho influenciou a decisão de compra. Para 2019, as expectativas são positivas e os empresários estão mais otimistas diante do novo governo, o que deverá incentivar a retomada de investimentos e contratações”, conta. Outro ponto importante ressaltado por Sepulcri é que o fator emprego continua a ser fundamental para a tranquilidade das famílias irem às compras.

Brasil

VERÃO COM SAÚDE: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

A ICF apurada para o Brasil apresentou alta de 5,1% em janeiro de 2019 na comparação com dezembro. Essa foi a maior alta registrada para o indicador brasileiro desde 2010. Na comparação janeiro de 2018 a ICF avançou 14,7%.

Nota Técnica

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória–ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.