SAÚDE

Investigação de tuberculose começa nas Unidades de Saúde

Em Vila Velha, as Unidades de Saúde são a porta de entrada para a investigação dos casos

Em 27/03/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

 A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas, causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

Março é o mês dedicado à conscientização da tuberculose, doença que tem cura. Em Vila Velha, as Unidades de Saúde são a porta de entrada para a investigação dos casos e, usuários diagnosticados são encaminhados para tratamento no Programa de Controle da Tuberculose.

>> UPA de Linhares registra aumento nos casos de bronquiolite

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas, causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. De acordo com Julia Diniz, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha, os principais sintomas são tosse por três ou mais semanas, podendo estar acompanhada de falta de apetite, febre baixa no final do dia, perda de peso, cansaço e suor noturno.
 
Usuários privados de liberdade diagnosticados são tratados pelas equipes de saúde do sistema prisional e os em situação de rua recebem tratamento das equipes de Consultório de Rua, estratégia que oportuniza atenção integral à saúde para esse grupo populacional.
 
Aumento de casos
 
Dados do Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS) apontam que os casos de tuberculose no Espírito Santo vêm aumentando. Em 2020 foram registrados 283 casos; em 2023, 394 casos.
 
A enfermeira Julia Diniz explica que Vila Velha adquiriu novas tecnologias para diagnosticar tuberculose e com isso consegue maior agilidade nos resultados e oportuniza mais acesso ao usuário ao tratamento.
 
Programa

Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, o Programa de Controle da Tuberculose, em Vila Velha, oferece assistência exclusiva aos infectados pela doença.
 
O atendimento aos usuários encaminhados pelas Unidades de Saúde e também os que buscam o Programa por livre demanda acontece diariamente, das 8h às 17h, na Unidade de Saúde da Prainha. Em casos positivos, o morador recebe toda a assistência necessária, incluindo a sua medicação. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
UPA de Linhares registra aumento nos casos de bronquiolite
Quarta tem mutirão de limpeza contra dengue em Consolação
Vacina da gripe estará disponível em todas as US de Linhares
Vila Velha inicia campanha de vacinação contra Influenza
Serra abre vagas para vacinação contra Gripe e Dengue
Teleconsulta agiliza atendimento básico em saúde em Anchieta
Guarapari começa a vacinação contra a gripe na terça (26)
Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue
Sábado (23) acontece plantão dermatológico na Serra 
Vila Velha: Vacinação com e sem agendamento em vários locais

TAGS:
INVESTIGAÇÃO | UNIDADES DE SAÚDE | VILA VELHA | CASOS | TUBERCULOSE