POLÍTICA INTERNACIONAL

Iowa dá a largada na corrida eleitoral pela Casa Branca nos EUA.

Estado será o primeiro a fazer prévia para escolher candidato dos partidos.

Em 01/02/2016 Referência JCC

Na segunda-feira (1º), os eleitores dos Estados Unidos começam a definir quem serão os candidatos à presidência do país nas eleições de 8 de novembro.

A primeira prévia acontece em Iowa, onde um caucus irá eleger 52 delegados democratas e 30 republicanos, que vão representar o estado na convenção final de cada partido, em julho. Esses delegados não são obrigados a votar nos candidatos que a maioria dos eleitores escolher, mas costumam seguir as indicações. Entenda como funciona o caucus.

Na última quinta-feira (28), uma média de pesquisas compiladas pelo Huffington Post apontava que, entre os republicanos, Donald Trump é favorito em Iowa, com 32,2%, seguido de Ted Cruz (24,7%), e Marco Rubio (13,5%).

Entre os democratas, a disputa é bem mais acirrada: Hillary Clinton lidera com 46,2%, mas Bernie Sanders aparece bem próximo, com 45,3%.

Decisão
Ainda que seja o primeiro estado a revelar sua preferência, Iowa não costuma ser decisivo na escolha final dos candidatos. Os dois últimos republicanos vencedores no estado, por exemplo, foram Rick Santorum (2012) e Mike Huckabee (2008), que não chegaram a disputar a presidência do país.

No dia 9 acontece a primeira votação primária, em New Hampshire, onde serão escolhidos 32 delegados democratas e 23 republicanos. A primária é o sistema adotado na maior parte dos estados e se assemelha a uma eleição tradicional, com o uso de cédulas e voto secreto.

Tanto as primárias quanto os caucuses têm duas modalidades diferentes: fechado, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e abertas, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois).

Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto, com votações abertas e fechadas.

Super Terça
A agenda de caucuses e primárias prossegue em todo o país até 14 de junho. A data mais influente deve ser a “Super Terça”, em 1º de março, quando 14 estados e o território de Samoa Americana terão votações simultâneas, nove deles adotando o sistema de primárias e seis realizando caucuses. Veja aqui o calendário completo.

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho. Lá serão escolhidos 546 democratas e 172 republicanos que votarão nas convenções finais.

Outros estados considerados chave por seu grande número de delegados são Nova York (291 democratas e 95 republicanos), Flórida (246 democratas e 99 republicanos) e Texas (252 democratas e 155 republicanos).

Convenções
Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio.

O Partido Democrata realiza sua convenção entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Eleições EUA prévias caucus primárias infográfico (Foto: Editoria de Arte/G1)