CIDADE

Ipem-ES intensifica fiscalização de tacógrafos em 2017.

A partir desta terça (17), o Ipem-ES inspecionará cronotacógrafos em veículos de transporte e carga.

Em 18/01/2017 Referência JCC

A partir desta terça (17), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) inspecionará cronotacógrafos em veículos de transporte e carga, no Posto de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), localizado na BR 101 Sul, no município de Rio Novo do Sul. A ação seguirá até quinta-feira (19).

O cronotacógrafo, também conhecido como “tacógrafo”, indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida. O instrumento tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h. Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica realizada por postos autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado. 

O Ipem-ES vem intensificando a fiscalização nas rodovias que cortam o Espírito Santo, tendo em vista que boa parte dos tacógrafos da frota brasileira precisa ser regularizada.

“Na maioria dos acidentes envolvendo caminhões e ônibus, por exemplo, as causas estão relacionadas ao comportamento humano. Diante disso, ter o tacógrafo certificado garante ao condutor, ao proprietário e aos agentes de trânsito, dados precisos e confiáveis sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempo de parada e velocidade desenvolvida. Daí a importância de intensificarmos a fiscalização desse instrumento, que é uma espécie de “caixa preta” do veículo,” explicou o diretor técnico do Ipem-ES, Marcelo Ladeia.

O Instituto orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeter os instrumentos à verificação metrológica obrigatória, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades. 

Mais informações podem ser obtidas no site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br/controlemetrologico#cronotacografo)

Secom ES