MEIO AMBIENTE

Irrigação adequada economiza água e melhora a qualidade do café

Seleção da técnica influencia no aumento da produtividade das plantações do grão.

Em 15/11/2018 Referência JCC / Samira Rebuli

Divulgação

A escolha do tipo de irrigação mais apropriado à lavoura de conilon associada à aplicação de outras técnicas de manejo pode compensar os investimentos realizados, resultando ainda em economia de água superior a 30%, além de redução do consumo de energia elétrica, fertilizantes e de mão de obra, segundo o engenheiro agrônomo Elídio Torezani.

Para isso, o produtor deve considerar as características do solo, como textura e nutrientes, as condições climáticas da região e a profundidade das raízes da planta naquele ambiente.

“A partir dessas informações, é possível desenvolver um projeto de irrigação sob medida, utilizando uma técnica localizada acrescida de nutrientes, por exemplo, capazes de elevar a produtividade do cafezal e de aprimorar a safra”, afirma.

Torezani destaca ainda que o sabor, a acidez, o amargor e a doçura do grão, atributos considerados na definição da qualidade do café, podem ser influenciados por esses cuidados, o que possibilita ganho em excelência no produto final.

Concurso da Qualidade do Café Conilon

Em busca da exposição dessa excelência e do estímulo à produção de cafés especiais, está sendo realizado o Concurso da Qualidade do Café Conilon - Linhares Coffee. Para Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, uma das empresas que apoiam a iniciativa, o evento promove visibilidade comercial. “O produtor participante fica mais próximo do mercado de cafés de qualidade, gerando oportunidades de negócio”, aponta.

Os dez finalistas, de 54 cafeicultores inscritos e avaliados na primeira etapa – por degustação das amostras, no último dia 26 – receberão a visita de uma comissão técnica que verificará o cumprimento de aspectos sustentáveis nas dimensões econômica, social e ambiental, exigidos no edital, nas propriedades rurais.