ESPORTE INTERNACIONAL

Italo manda Medina à repescagem e se garante nas quartas em Peniche.

Italo Ferreira aplica manobra conhecida como floater em onda que lhe ajudou a bater Medina.

Em 27/10/2015 Referência JCC

Número 8 do ranking, Italo Ferreira deixou claro mais uma vez que não entrou na elite apenas para participar. Estreante em 2015, o potiguar somou 17,17 pontos para superar os 10,73 de Gabriel Medina, na manhã desta terça-feira, e avançar diretamente às quartas de final da etapa de Peniche do Circuito Mundial de 2015. Como as baterias da quarta fase contam com três surfistas e não são eliminatórias, o atual campeão mundial e o taitiano Michel Bourez (7,77) vão disputar o quinto round para também tentarem buscar suas vagas nas quartas. Na bateria 4, Gabriel, quinto colocado nesta temporada, terá pela frente o havaiano Keanu Asing (21º). O ganhador vai encarar Italo por uma vaga nas semifinais. 

- Estou amarradão por ter vencido essa bateria com grandes notas. Eu troquei minha prancha hoje, porque as ondas estavam maiores e eu precisava me adaptar. Estou me sentindo muito bem e focado na próxima bateria. É fantástico estar nas quartas - comentou Italo.

Após a realização da segunda bateria da quarta fase, a Liga Mundial de Surfe (WSL) viu que o mar não estava com boas condições e decidiu encerrar o dia. Uma nova chamada será feita nesta quarta-feira, às 5h (de Brasília). Caso o campeonato seja retomado, o primeiro duelo será entre o português Vasco Ribeiro e Bourez. Na sequência, Medina terá pela frente Asing.

Com as eliminações de Mineirinho e Mick Fanning no domingo, o atual campeão mundial, Medina, passou a depender apenas de si para alcançar a liderança ao fim da etapa. Para isto, ele precisa ser campeão em Portugal. Caso venha o caneco da etapa lusitana, o jovem astro vai ficar com caminho livre para conquistar o bicampeonato mundial na última etapa do ano, em Pipeline, no Havaí, entre 8 e 20 de dezembro. Primeiro surfista a garantir vaga nas quartas de final, Filipinho, que vai encarar o australiano Joel Parkinson nas quartas, pode subir do sexto para o segundo lugar geral se vencer o evento. Neste caso, Mick Fanning continuaria na liderança.

Dia com quatro baterias

Mesmo com o pico conhecido como Supertubos não apresentando boas ondas nesta terça-feira, a WSL decidiu retomar o campeonato. Os surfistas foram deslocados do palco principal do evento para Molhe Leste, que fica no canto direito da praia. Antes que fosse encerrada a ação, quatro baterias foram disputadas (duas pela quarta fase e duas pela quinta fase).

No duelo que fechou o quarto round, Gabriel só esperou quatro minutos para pegar sua primeira onda. Ele abriu com uma boa batida em um ponto crítico, deu duas rasgadas fortes e levou nota 7,00. Logo na onda seguinte, Italo foi melhor que o campeão mundial. O oitavo colocado no ranking da temporada mostrou sua versatilidade e variou com qualidade as manobras para descolar um 8,17. O potiguar só não assumiu a ponta porque Medina somou rapidamente uma segunda nota, um 2,17, que o fazia liderar a bateria com 9,17 pontos contra 8,67 do compatriota, passados os dez primeiros minutos. O taitiano Bourez corria por fora, com 4,17 pontos.

Como só precisava de uma nota 1,00 para assumir a liderança, Italo tratou logo de se jogar em uma direita. Ele começou bem, mas acabou pecando na finalização e recebeu 3,73, o suficiente para desbancar Gabriel (11,94 a 9,17). O campeão tentou retomar seu posto na onda seguinte, mas recebeu apenas 3,73, passando a somar 10,73. Restavam 15 minutos, e Medina precisava de uma nota 4,95 para ficar em primeiro. Bourez, com 6,24 pontos, buscava um 7,78.

Na segunda metade da bateria, o mar ficou mexido e aumentou a dificuldade de se encontrar boas ondas. Gabriel se arriscou em duas direitas, mas acabou sendo engolido pelas espuma. Mais conectado com o pico de Molhe Leste, Italo definiu a bateria ao pegar uma excelente onda. Faltando cinco minutos, ele encaixou manobras de alto grau de dificuldade e tirou nota 9,00 para somar 17,17 e deixar Medina e Bourez em combinação, ou seja, eles precisariam somar 17,18 pontos para desbancar o nordestino de 21 anos. Não havia mais tempo. Deu Italo.

No outro embate pela quarta fase, o francês Jeremy Flores triunfou e avançou diretamente para as quartas. E, nos confrontos pelo quinto round, o australiano Joel Parkinson e o americano Brett Simpson levaram a melhor e também estão nas quartas.

baterias da quarta fase

1. Filipe Toledo (BRA) 19,00 x Kolohe Andino (EUA) 18,00 x Brett Simpson (EUA) 17,57
2. Frederico Morais (POR) 14,96 x Nat Young (EUA) 14,50 x Joel Parkinson (AUS) 7,43
3. Vasco Ribeiro (POR) 10,60 x Keanu Asing (HAV) 8,36 x Jeremy Flores (FRA) 14,63
4. Italo Ferreira (BRA) 17,17 x Michel Bourez (TAH) 7,77 x Gabriel Medina (BRA) 10,73

baterias da quinta fase

1. Kolohe Andino (EUA) 10,67 x Joel Parkinson (AUS) 12,84
2. Nat Young (EUA) 6,33 x Brett Simpson (EUA) 9,77
3. Vasco Ribeiro (HAV) x Michel Bourez (TAH)
4. Gabriel Medina (BRA) x Keanu Asing (HAV)

baterias das quartas de final

1. Filipe Toledo (BRA) x Joel Parkinson (AUS)
2. Frederico Morais (POR) x Brett Simpson (EUA)
3. Jeremy Flores (FRA) x vencedor da bateria 3 da 5ª fase
4. Italo Ferreira (BRA) x vencedor da bateria 4 da 5ª fase

Fonte: GE