LAZER

IX Festitalia agita fim de semana em Alfredo Chaves

Que tal aproveitar o final de semana curtindo uma tradicional festa italiana?

Em 18/06/2016 Referência JCC

Que tal aproveitar o final de semana curtindo uma tradicional festa italiana? A dica da Setur é a “IX Festitália”, que acontece na cidade de Alfredo Chaves, neste sábado (18) e domingo (19), e homenageia os imigrantes italianos que chegaram à região por volta de 1877. 
 
Apresentações culturais, comida típica italiana, vinhos e destilação de cachaça são alguns dos atrativos da Festitalia deste ano. O evento começa no sábado (18) com o tradicional Carretela, às 19h30, que irá percorrer ruas da cidade, saindo do Centro até o Parque de Exposições. Outro ponto forte da festa é o tombo da polenta, tradição entre os imigrantes na região. 
 
Ainda no sábado, os descendentes de italianos, turistas e visitantes poderão participar da tradicional pisa de uvas, revivendo a forma artesanal de produzir vinhos. As comemorações do domingo (19) começam cedo com a benção da polenta, seguida por um almoço típico italiano, além da pisa da uva e tombo da polenta. Atrações musicais, culturais e destilação de Cachaça marcam também o domingo.
 
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia a realização de eventos no Espírito Santo, proporcionando ao capixaba a valorizar a cultura local.
 
Descubra Alfredo Chaves
 
Alfredo Chaves é famoso por suas belas cachoeiras e pela prática de esportes radicais, como rapel e voo livre. Além de curtir a “IX Festitália”, aproveite para descobrir as belezas do município. Localizado a 81 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é via BR 101, em seguida pela ES 146. Confira alguns atrativos da cidade e monte seu roteiro:
 
São Roque de Maravilha: Um lugar abençoado pela beleza natural, rico em águas puras, composto por vales e diversas cachoeiras. Seu caminho é serpenteado por um riacho que forma lindas quedas d’água. O cenário bucólico é perfeito para descanso e para contemplar a natureza. Distante 26 km da sede.
 
Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde: Uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre, a 18 km da sede. Forma um dos principais cartões postais do município. É cercada por matas e em sua frente forma-se uma dos mais belos vales da região. Famosa pela prática de rapel em sua queda.
 
Cachoeira Vovó Lúcia, em Ibitirui: Com duas belas quedas d’águas, a cachoeira é formada por águas claras, sua nascente é formada em meio à mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Distante 16 km da sede do município.
 
Igreja de Sagrada Família, em Sagrada Família: A igreja é uma das mais belas da região, conservando toda a sua estrutura desde a época de sua construção. A igreja por si só, é um verdadeiro ponto histórico. Suas belezas estão em todas as partes, desde a arquitetura do prédio até os pequenos detalhes de seu altar. Uma das mais antigas igrejas do município. A imagem da padroeira Sagrada Família foi trazida da França. Distante 09 km da sede. 
 
Estação Ferroviária de Mathilde: Construída no início do século XX, durante a ligação ferroviária das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje funciona como um centro cultural, histórico e turístico do município.  Distante 18 km da sede.
 
Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta: Uma das mais famosas do Brasil recebe pilotos de todo o mundo e sedia campeonatos de nível estadual e nacional. A rampa forma um belo mirante, de onde se pode avistar, de um lado o litoral Sul do Estado, do outro, as belas e verdes montanhas capixabas. Distante 05 km da sede.
 
Cachoeira do Quintino, em São Joaquim de Crubixá: águas límpidas e geladas formam o atrativo. Ao seu redor está uma rica vegetação preservada. Distante 23 km da sede.
 
Serviço 
 
IX Festitália 
 
Sábado (18) 
18h - Abertura dos Stands
19h30 – Carretela (Centro ao Parque de Exposições)
20h30 – Granelli Del Monti
21h – Picollo Pavone
21h30 – Banda Gioco Di Mora
22h – Tombo da Polenta
22h30 – Pisa da Uva
23h – Musical Prateado
 
Domingo (19) 
10h – Abertura
10h30 – Benção da Polenta
11h – Lançamento do Livro “La Terra Promessa”
11h30 – Almoço Tipico
12h – Show Italiano
12h30 – Tombo da Polenta
13h – Grupo de Dança Incantare
14h – Pisa da Uva
15h – Destilação de Cachaça
15h30 – Grupo Folkloristico
16h – Show com Gilvan e Daniel
18h – Musical Prateado
 
Entrada e estacionamentos gratuitos 

Fonte:Secom ES