POLÍTICA INTERNACIONAL

Japão amplia emergência contra covid-19 a mais 3 municípios

Mais três municípios foram atingidos duramente pela pandemia de covid-19, no Japão.

Em 14/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Reuters/Naoki Ogura/Direitos Reservados

De olho na economia, o governo havia proposto originalmente uma declaração de "quase-emergência" mais específica para cinco municípios adicionais.

O Japão declarou estado de emergência em mais três municípios atingidos duramente pela pandemia de covid-19, informou o país nesta sexta-feira (14), uma medida surpreendente que reflete a preocupação crescente com a disseminação do novo coronavírus.

A declaração mais recente chega no momento em que o Japão enfrenta uma linhagem mais infecciosa do vírus a 10 semanas da Olimpíada de Tóquio, agendada para começar em 23 de julho.

No domingo (16), as cidades de Hokkaido, Okayama e Hiroshima se juntam a Tóquio, Osaka e quatro outros municípios em estado de emergência até 31 de maio, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, também a cargo das providências de combate ao vírus.

De olho na economia, o governo havia proposto originalmente uma declaração de "quase-emergência" mais específica para cinco municípios adicionais.

"Especialistas nos disseram que uma mensagem forte tinha que ser enviada ao público, dada a situação crítica com as linhagens mutantes", disse Nishimura ao Parlamento ao explicar a decisão.

As medidas menos rigorosas serão ampliadas a três municípios, como planejado. As ações mais recentes sujeitam 19 dos 47 municípios japoneses, que abrigam cerca de 70% da população, a restrições, como o horário das 20h para o fechamento de locais de alimentação e uma proibição de consumo de álcool na maioria dos bares e restaurantes.

O Instituto de Pesquisa da Vida Dai-ichi estimou que o estado de emergência em nove municípios pode tirar o equivalente a  US$ 9,1 bilhões (cerca de R$ 48 bilhões) do Produto Interno Bruto (PIB) e eliminar 57 mil empregos nos próximos meses. (Por Chang-Ran Kim * - * Reportagem adicional de Ju-min Park, Daniel Leussink e Elaine Lies/Tóquio​)

TAGS:
ECONOMIA | POLÍTICA | CLIMA | MEIO AMBIENTE | CIDADE ! CHINA | EUA | MERCOSUL