CIDADE

Jardim Camburi terá a primeira praça adaptada para cães do ES.

Praça Nilze Mendes será adaptada para receber os mascotes.

Em 16/09/2015 Referência JCC

Os donos de cães que vivem em Jardim Camburi, Vitória, já têm um novo lugar para brincar e curtir momentos ao ar livre com os mascotes. A praça Nilze Mendes será a primeira da capital com um espaço adaptado para os animais.

Para o projeto "PraCão" começar a funcionar, serão feitas pequenas intervenções no espaço, como cercamento, controle de pragas através da aplicação de materiais e instalação de brinquedos para os cachorros.

Para o presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Anael Parente, a medida vem para atender à necessidade de muitos moradores.

“A sensação é de que há muitos cães no bairro. Com um local específico para eles, a tendência é que vá para aquele local só quem gosta deles. Isso beneficia o convívio e a harmonia da comunidade”, disse.

A jovem Mariana di Cavalcanti Gomes mora na região e acredita que a qualidade de vida dos cães vai melhorar com o projeto. “A ideia de delimitar o espaço para eles seria ideal para a gente e também para soltarmos os cachorros sem que eles fiquem na guia o tempo inteiro”, falou.

O projeto é fruto de uma lei proposta pelo vereador Fabrício Gandini (PPS) e será executada pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Vitória.

De acordo com o gerente do projeto PraCão, Vander Borges, todo o projeto e materiais necessários já foram definidos. A previsão é que a adequação seja iniciada em 5 de outubro e concluída em 60 dias.

Entretanto, o gestor explicou que a questão da adaptação do solo ainda será discutida junto à Secretaria do Meio Ambiente e entidades protetoras dos animais.

Outras praças
Jardim Camburi é o ponto de partida do projeto PraCão, que propõe a adaptação de outras praças e parques espalhados em diferentes bairros da cidade.

Já existem indicações para a implantação da medida em Maria Ortiz, Parque Moscoso e Jardim da Penha.

“A razão é organizar um espaço para cães e seus donos, diminuindo o conflito do uso do espaço público entre pessoas que têm e que não têm animais de estimação”, justificou o prefeito Luciano Rezende.

A definição dos novos espaços, ainda sem data para acontecer, privilegiará locais onde os passeios com cães já acontecem e que não apresentem divergências com a realização de outras atividades, como áreas de alimentação.

Fonte: G1-ES