CIDADE

Jardim Camburi(ES) cria "catingômetro" para medir o mau cheiro do esgoto.

Fedor é causado pela estação de tratamento no bairro de Vitória.

Em 31/07/2015 Referência JCC

Um grupo de moradores de Jardim Camburi, em Vitória, inventou um medidor que monitora o mau cheiro causado por uma estação da tratamento de esgoto localizada no bairro. É o “Catingômetro”. Questionada sobre o fedor, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) diz que o problema será resolvido nesta sexta-feira (31).

Oficialmente, o grupo de chama Grupo de Monitoramento de Odor e foi criado no início desta semana. Vários moradores estão participando.

“A população vem sofrendo há alguns anos com o odor que tem aqui. Esse odor vem de tempos em tempos, sempre no horário de 5h da tarde”, disse o coordenador-geral da associação dos moradores,  Alberto Campos.

“Mudou o tempo,  temperatura, a gente sente um pouco”, disse um dos membros da Associação dos moradores Manoel Mendonça.

“A partir do momento que a pessoa sente qualquer diferença no odor, no cheiro do bairro, imediatamente ela posta no grupo, para o grupo poder tomar as decisões”, explicou o advogado Enock Sampaio.

“Ela vai lá e escreve. Olha, estou sentindo o cheiro, nesse momento, no local tal, a tal hora. Nível um, dois e três. Nível um mais fraquinho, nível dois mediano e nível três é aquele insuportável”, explicou Alberto Campos.

O objetivo  do grupo também é de monitorar o funcionamento dos aeradores na estação de tratamento. Esse equipamento é responsável pela oxigenação da água, o que reduz o mau cheiro. 

“Ele é o equipamento  ideal para a gente fazer o controle de odor. Ele é o equipamento adequado para a concepção de tratamento aqui de Jardim Camburi, dessa estação de tratamento”, disse o gerente de coleta e tratamento de esgoto da Cesan, Luiz Cláudio Rodrigues.

Segundo a Cesan, por causa de uma manutenção, dos 28 aeradores da estação, apenas 15 estão funcionando, por isso o mau cheiro aumentou nas últimas semanas.

“A previsão nossa é que até amanhã esses aeradores estejam aqui e que todos eles estejam funcionando. É super importante, isso nos ajuda, e nós estamos abertos à comunidade, aos moradores às  lideranças”, garantiu o gerente.

O bairro é o maior do Espírito Santo e tem cerca de 55 mil de moradores.  A estação de Jardim Camburi trata 22 milhões de litros de esgoto por dia, o que  representa 35 % do esgoto de Vitória.

A população de Jardim Camburi sabe da importância da estação para a cidade, mas não quer ficar prejudicada.

“A gente não quer saber se o vento sopra para um lado, se sopra para o outro, se está mais forte ou mais fraco. A gente não quer odor”, declarou o coordenador-geral da associação de moradores de Jardim Camburi, Alberto Campos.

Fonte: G1-ES