EDUCAÇÃO

Jovem de Futuro: mais de 300 profissionais da educação iniciam capacitação.

este primeiro momento, 151 escolas de todo o Estado começaram as atividades.

Em 19/08/2015 Referência JCC

Para melhorar os resultados de aprendizagem, mais de 300 profissionais, entre supervisores, diretores e pedagogos, iniciaram nesta terça-feira (18) o curso de formação do Programa Jovem de Futuro.

O programa tem por finalidade contribuir para a qualidade do Ensino Médio por meio do aprimoramento da gestão escolar. E, os profissionais envolvidos terão como principais atribuições: o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das ações que serão desenvolvidas na unidade de escolar. Até 2017, todas as escolas estaduais vão aderir ao Jovem de Futuro. Neste primeiro momento, 151 escolas de todo o Estado começaram as atividades.

“O Jovem de Futuro é uma das ferramentas que estamos desenvolvendo para melhorar a qualidade do Ensino Médio, para que os alunos possam aprender cada vez mais. O programa irá ajudar os gestores a construírem um processo de mudança, por meio da gestão. Acreditamos no potencial de transformação da gestão escolar. A escola precisa se tornar um indicador de futuro para a construção de esperança e dar aos jovens mais segurança e perspectivas. O aprimoramento da gestão escolar vai ampliar os resultados da aprendizagem”,  destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Para diretor da Escola Estadual Águia Branca, Willian Destefani, a expectativa é muito positiva com o programa. “O mundo mudou e a escola precisa acompanhar os desafios do nosso tempo. Precisamos de novas formas de mudança para atingir os alunos. O programa será uma ferramenta que vai impactar na escola e no aluno que é nosso foco principal. Com o Jovem de Futuro vamos aprender a usar instrumentos e tecnologias de apoio à gestão escolar e novas metodologias pedagógicas. Vai nos ajudar muito”, ressaltou.

“O programa nos dará a oportunidade de realizar um melhor planejamento e fazer melhores avaliações. Vamos avaliar o que está dando certo ou não, e assim melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Somos privilegiados em participar dessa capacitação e poder melhorar a qualidade da educação das nossas escolas, que é o que buscamos sempre”, disse Geanne Darc Deteve Alves, diretora da Escola Estadual Ecoporanga, que foi uma das sorteadas para participar Seminário Internacional “Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar”, em São Paulo, nos dias 02 e 03 de setembro.

Na formação, os profissionais que integram o projeto estão tendo o primeiro contato com o conceito, os objetivos do projeto e os instrumentos que orientam as ações do Jovem de Futuro. As ações foram apresentadas por meio de dinâmicas e palestras. As atividades do curso de formação seguem nesta quarta (19), quinta (20) e sexta-feira (21).

Jovem de Futuro

O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR). O projeto apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.

A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.

O programa é realizado pela Sedu com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

Fonte: SEDU / Foto: Fred Loureiro