MEIO AMBIENTE

Jovens capixabas acordo da ONU para questões climáticas

A MiniCOP teve a participação de jovens capixabas que simularam um acordo multilateral.

Em 17/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Hélio Filho/Secom/ES

Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que participou dos dois dias da MiniCOP, o debate sobre mudanças climáticas é um debate planetário.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Palácio Anchieta, sede do Executivo estadual, recebeu no último final de semana (14 e 15), um evento simulado Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas. A MiniCOP teve a participação de jovens capixabas que simularam um acordo multilateral para financiar soluções e estabilizar o aquecimento global. Durante o evento, foram escolhidos dois participantes que vão compor a comitiva do Espírito Santo que participará da COP29 no mês de novembro, em Baku, no Azerbaijão.

>> Inmet divulga alerta de baixa umidade em três estados

Ao todo, 74 jovens capixabas ou residentes no Espírito Santo, de 18 a 29 anos, tiveram a oportunidade de experienciar de forma imersiva as complexas discussões sobre políticas ambientais e mudanças climáticas. A MiniCOP foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e instituições parceiras.

Segundo o governador Renato Casagrande, que participou dos dois dias do evento, o debate sobre mudanças climáticas é um debate planetário.

“O debate sobre mudanças climáticas é um debate planetário. No Brasil, precisamos envolver cada vez mais os governos e especialmente a sociedade. Quando organizamos um debate para simular como funciona uma reunião da Conferência das Partes (COP), isso é bom para que os jovens aprendam e também lidem com a dinâmica das negociações. É também uma forma de chamar a atenção da juventude capixaba sobre o tema.”

Para o secretário de estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, ao simular as negociações e debates que ocorrem nas COPs, os participantes aprendem sobre as nuances das políticas climáticas e desenvolvem habilidades de negociação, argumentação e trabalho em equipe.

“Estimular a criação de novas e futuras lideranças com preocupações reais sobre as questões climáticas é um dos objetivos da MiniCOP. Percebemos que alcançamos este resultado pelo grau de comprometimento das discussões e no nível dos debates e moderações.”

O acordo multilateral final dos países membros, representados pelos jovens, foi aprovado em consenso, após acaloradas negociações não moderadas, ou seja, de livre debates entre os participantes sem a moderação da mesa diretora, formada pelo secretário Felipe Rigoni,  servidores da Seama e convidados. Ao final, a proposta foi aprovada em plenário pelos países.

Selecionadas

Na cerimônia de encerramento, que ocorreu no último domingo (15), o governador Renato Casagrande anunciou os nomes das selecionadas para compor a comitiva do Espírito Santo que irá a Baku, em novembro, e acompanharão as negociações reais das nações. São elas: Brenda Hülle Lübe de Amorim Coelho, que representou a Turquia, e Lívia Nicolov Amaral, que representou a Finlândia.

Como critério de seleção, a mesa diretora considerou fatores como: oratória, liderança, representação do País e a contribuição dos participantes para a finalização do acordo de resolução. (Com informações do Governo do ES)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Inmet divulga alerta de baixa umidade em três estados
Brasil vive terrorismo climático, diz Ministra Marina Silva
Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul
Secretaria de Meio Ambiente alerta para queimadas florestais
Idaf inaugura uma Central de Monitoramento de Florestas
Situação de emergência por incêndio florestal cresceu 354%
São Paulo reforça ações para combate aos incêndios
Rios da Amazônia registram níveis abaixo da média histórica
Governo vai concentrar ações em 21 municípios da Amazônia

TAGS:
MINI COP | SELECIONADAS | JOVENS | ONU | CIMÁTICAS