SAÚDE

Julho Amarelo: Saúde reforça ações contra Hepatites Virais

Anchieta reforça durante o mês de julho as iniciativas de prevenção e controle às Hepatites

Em 03/07/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Laécio Fontenele

A Secretaria de Saúde lembra que no entro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é realizado testes de HIV, sífilis e Hepatites Virais. Horário de atendimento para exames é das 07h às 09h, de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Saúde, reforça durante o mês de julho as iniciativas de vigilância, prevenção e controle relacionados às Hepatites Virais por meio da Campanha “Julho Amarelo”. Capacitações para os servidores sobre o tema e abordagem aos usuários nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) fazem parte das ações.

A Secretaria de Saúde lembra que no entro de Testagem e Aconselhamento (CTA) é realizado testes de HIV, sífilis e Hepatites Virais. Horário de atendimento para exames é das 07h às 09h, de segunda a sexta-feira. O CTA está localizado nas dependências da sede da Prefeitura, no segundo andar à esquerda da recepção.

Não é necessário encaminhamento médico ou agendamento prévio. Para receber preservativos basta procurar o CTA ou a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima.

As vacinas contra hepatite A e contra hepatite B estão disponíveis pelo SUS e podem ser agendadas na ESF do seu bairro.

Hepatites virais

Hepatites Virais são doenças caracterizadas pela inflamação do fígado devido à infecção por alguns tipos de vírus. Geralmente, evoluem de forma silenciosa (nem sempre apresentam sinais e sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras).

Por isso, é importante ir ao serviço de saúde regularmente e fazer os exames de rotina que detectam as hepatites. 

Transmissão

- Vírus A e E: Transmissão fecal-oral por ingestão de água e alimentos contaminados. Fecal-oral, por contato entre indivíduos. Obs: Surtos recentes de hepatite A têm sido relatados, com possível causa associada às práticas sexuais, com transmissão oral-anal.

- Vírus B, C e D: Transmissão pelo contato com sangue contaminado, relação sexual sem camisinha, uso compartilhado de seringas, agulhas, lâminas de barbear/depilar, alicates de unha ou outros objetos que furam/cortam não esterilizados, acidentes com exposição a material biológico de risco no trabalho, além da transmissão vertical (da mãe para o bebê).

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. As infecções pelos vírus A e E apresentam-se apenas na forma aguda (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após desenvolver hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.

Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção - nesse último caso, quando a infecção persiste por mais de seis meses.

Tratamento

Dependendo do caso, a pessoa com hepatite precisará fazer tratamento com medicamentos específicos e manter acompanhamento com especialista.

Prevenção

Hepatites A e E: lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar, consumir apenas água tratada, evitar contato com água potencialmente contaminada (Ex: valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto).

Hepatites B, C e D: não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear/depilar, escovas de dentes, utensílios de manicure, usar preservativos durante as relações sexuais, verificar se os materiais utilizados em procedimentos invasivos (Ex: tatuagens, colocação de piercings, procedimentos estéticos ou da área da saúde) são descartáveis ou esterilizados e utilizar equipamentos de proteção individual nas atividades laborais com possível exposição a material biológico de risco.

As vacinas contra hepatite A e contra hepatite B estão disponíveis pelo SUS.

Programação

03 de Julho de 2023: Abertura da Campanha do “Julho Amarelo;

07 e 14 de de Julho de 2023: Capacitação para profissionais do Pronto Atendimento Municipal e do Hospital Padre Humberto;

20 de julho de 2023: Entrevista no Momento Saúde, Rádio Massa FM.

31 de Julho de 2023: Educação em Saúde para colaboradores de serviços privados (onde sejam executadas atividades com risco para transmissão de Hepatites Virais B e C).

Durante todo o mês de Julho/2023 haverá dispensação de material educativo e preservativos para estabelecimentos comerciais definidos previamente (onde sejam executadas atividades com risco para transmissão de hepatites virais) além dos serviços da prefeitura de Anchieta.

Além disso as unidades de Estratégia de Saúde da Família intensificarão a oferta de testagem para Hepatites Virais.

Obs: Caso seja necessário a programação poderá sofrer alterações. (Gercom/PMA)

Leia também:

Fiocruz e Angola fecham parceria para ensino e pesquisa
Vitória sedia II Congresso Brasileiro de Medicina Regenerativa
Fim de semana com vacinação sem agendamento na Serra
Bairro Santa Cruz recebe ônibus da saúde neste sábado (1)
Vitória: Mais 5.600 vagas para vacinação contra Covid e Gripe
Saúde inaugura novos leitos SUS de UTI no Hospital Rio Doce
Linhares realiza mutirão de vacinação contra a gripe e Covid-19
PMVV: Projeto estimula melhor qualidade de vida aos idosos
Mais Médicos: Cachoeiro amplia e completa equipes das US
Brasil tem 1º caso de influenza aviária em aves domésticas
Serra realiza vacinação sem agendamento nesta quinta 

TAGS:
ANCHIETA | HEPATITES | JULHO AMARELO | VIRAIS | PREVENÇÃO