POLÍTICA CAPIXABA

Justiça confere número de eleitores de Presidente Kennedy, ES.

Oficiais vão verificar divergência entre número de eleitores e moradores.

Em 14/10/2015 Referência JCC

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) começou, nesta terça-feira (13), uma correição em Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo. Nos próximos dois meses, oficiais da comarca do município vão às casas de 60 pessoas para verificar a divergência entre o número de moradores e de eleitores. Se houver irregularidade, todos os eleitores terão que se recadastrar.

O corregedor do TRE, desembargador Sérgio Gama, esteve nesta terça no Fórum de Presidente Kennedy para explicar o processo e os motivos da verificação.

Segundo Gama, o município possui 10.712 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contra 11.721 eleitores contabilizados pela Justiça Eleitoral.

Além da divergência de dados, uma denúncia ao Ministério Público Estadual (MPES), feita pelo deputado estadual Gilsinho Lopes (PR), reforçou as suspeitas de fraude no município campeão em recebimento de royalties no Espírito Santo.

“O Ministério Público requereu essa correição, o TRE acatou e vamos realizar no prazo de 60 dias. Já fizemos sorteio de 60 eleitores que serão localizados pelos oficiais para verificar a existência ou não destes eleitores na comarca”, destacou o desembargador, na tarde desta terça.

Gama explicou ainda que se houver coincidência de dados, será necessário fazer o recadastramento de todo os eleitores do município. O magistrado não acredita que haja uma fraude eleitoral.

“Não levaria para o lado da fraude. A comarca fica próximo a uma rodovia e pode haver evasão de eleitores. No entanto, agora, não temos como saber o que ocasionou essa divergência de dados”, sintetizou.

Fonte: G1-ES