NUTRIÇÃO

Lancheira saudável melhora a qualidade de vida das crianças

Escola investe em alimentação nutritiva colaborando com o aprendizado dos alunos.

Em 16/08/2018 Referência JCC / Isabella de Andrade

Divulgação

Pensar em uma alimentação nutritiva é um dos pontos mais importantes para colaborar com a rotina saudável das crianças. Em fase de crescimento, os pequenos demandam, além de muito carinho, de cuidados especiais para se nutrirem de maneira completa e ter energia para gastar com as brincadeiras e os estudos no dia a dia. Projetos como Dia da Fruta, no Colégio Objetivo Brasília, prometem colaborar o desenvolvimento nessa época.

Cresce o número de consumidores que preferem fazer suas compras online: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

A escolha dos alimentos certos para o lanche da escola pode influenciar diretamente a qualidade do aprendizado. Um bom comportamento alimentar começa a ser definido na infância e se as crianças aprenderem bons hábitos há uma probabilidade maior de se estenderem até a vida adulta.

A atenção ao comportamento alimentar é uma premissa para a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia. De acordo com ela, uma nutrição saudável nessa fase colabora para o desenvolvimento físico e intelectual da criança. "Estimular isso desde cedo é importante inclusive na prevenção de doenças como anemia e diabetes", destaca.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

A nutricionista lembra que o papel dos pais é essencial nesse processo. "Ao comprarem e oferecerem alimentos saudáveis, servindo de exemplo para os filhos, a chance da criança adquirir bons hábitos é muito maior", complementa Michelle.

Segunda-feira colorida

Priscilla Martins Mazzeti, coordenadora de educação infantil no Colégio Objetivo Brasília, conta que, para ajudar na criação de uma rotina mais nutritiva, a escola criou um projeto chamado "Alimentação saudável". Uma vez por semana uma criança da turma leva para casa um bilhetinho que diz que ela deve trazer a sua fruta favorita para que todos os colegas possam experimentar. Junto com a fruta, o aluno pode trazer também curiosidades, uma receita legal, uma lembrancinha.

Para a coordenadora, desenvolver hábitos que ajudem a criança a se alimentar melhor podem colaborar com o aprendizado de maneira direta e eficaz. "A criança bem alimentada tem mais energia, presta mais atenção nas aulas, tem mais disposição para aprender. Os bilhetes são entregues toda quarta-feira para que as crianças tragam a fruta na segunda", conta Priscilla.

Lancheira ideal

A nutricionista Michelle Mendes lembra que uma alimentação saudável deve ser composta por vegetais (frutas e verduras), cereais (arroz, trigo, aveia etc), proteínas (carnes, ovos etc), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha etc). "Os alimentos industrializados devem ser evitados, pois possuem excesso de açúcar e sódio como biscoitos recheados, sucos de caixinha, refrigerantes, salgadinhos de pacote, balas, entre outros. Estes alimentos não possuem qualidade nutricional e podem ainda influenciar no ganho de peso", ressalta.

Segundo a especialista, os três grupos alimentares são importantes na hora de preparar a lancheira dos pequenos. Alimentos energéticos (carboidratos): pão, tapioca, biscoito sem recheio, bolo simples, milho cozido. Alimentos construtores (ricos em proteínas): carnes, iogurtes, queijos. Alimentos reguladores (ricos em vitaminas e minerais): frutas, vegetais, castanhas.

Confira quatro opções de lancheiras nutritivas para a escola (para crianças sem sobrepeso ou problemas de saúde que afetem a alimentação):

1.Suco de polpa de caju na garrafinha térmica + 1/3 de milho cozido + 1 espetinho de queijo minas frescal com tomate cereja.

2. Água de coco na garrafinha térmica + 1 iogurte natural com mel + biscoitos de polvilho + 1 ameixa fresca.

3.Suco de uva integral + 1 sanduíche natural (feito com pão integral, frango desfiado, alface, tomate e requeijão).

4.Suco de acerola + pipoca + 4 castanhas de caju + 1 fatia de queijo branco + 1 porção de uva.