ESPORTE INTERNACIONAL

Lesões, cartões e desempenho freiam sequência de David Luiz com Dunga

Enquanto Miranda vai para o 22º jogo consecutivo como titular, David não consegue mais do que três.

Em 27/03/2016 Referência JCC

O importante jogo contra o Paraguai, às 21h45 desta terça-feira, será a 22ª da seleção brasileira sob o comando de Dunga em sua segunda passagem pelo cargo. David Luiz, um dos mais badalados da equipe, mais uma vez não poderá jogar. Dessa vez, por conta do acúmulo de dois cartões amarelos, que, nas eliminatórias sul-americanas, suspendem um jogador.

Tem sido uma infeliz rotina para o cabeludo. Em seis rodadas, será a segunda vez que ele vai desfalcar o Brasil por suspensão. Ele havia sido expulso contra a Argentina e ficado fora diante do Peru. Mas em toda essa nova era Dunga, David Luiz não conseguiu emplacar mais do que três jogos consecutivos. Quando não são os cartões, as lesões e suas falhas são os obstáculos.

Com exceção da Copa América no ano passado, único torneio disputado depois da última Copa do Mundo, Dunga sempre elaborou uma lista de 23 jogadores para dois confrontos. São rodadas duplas de amistosos dentro dos períodos estabelecidos pela Fifa para que as seleções possam tirar jogadores dos clubes e se enfrentar.

Logo na primeira “dobradinha”, em setembro de 2014, David Luiz se machucou na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, e não pôde atuar dias depois, em outro triunfo pelo mesmo placar diante do Equador. Um mês depois, a história se repetiu. Lesão no finalzinho da vitória no Superclássico contra a Argentina, e desfalque frente ao Japão.

Em 2015, a lesão veio antes, e David nem se apresentou para enfrentar França e Chile. Foi cortado. Na Copa América, quando embalaria, finalmente, uma sequência maior, sua má atuação na estreia diante do Peru abriu espaço para a volta de Thiago Silva ao time titular. Seu parceiro de PSG também frustrou Dunga ao meter a mão na bola e fazer o pênalti que acabou ocasionando a eliminação contra o Paraguai.

Ou seja, nos amistosos seguintes, David Luiz voltou. Repetiu três jogos seguidos nos amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, e na estreia das eliminatórias frente ao Chile, mas nova lesão o tirou de cena. Na partida seguinte, a vitória sobre a Venezuela, Marquinhos jogou.

Depois de levar o segundo amarelo no empate com o Uruguai, David Luiz desfalca a Seleção num momento em que a defesa, outrora elogiada, vira alvo de críticas até mesmo dos atletas. Miranda, firme e forte rumo ao 22º jogo consecutivo, não aprovou a sua própria atuação e a do companheiro no jogo passado. David, principalmente, sofreu muito com Luis Suárez e só não deu a vitória de presente ao atacante uruguaio porque Alisson salvou sua pele com uma bela defesa após recuo totalmente equivocado do zagueiro de cabeça

No Paraguai, Marquinhos e Gil são os candidatos a formarem dupla com Miranda. Pela “hierarquia” adotada por Dunga desde o início, o jovem do PSG é o terceiro na lista, portanto, favorito. Felipe, do Corinthians, convocado para este jogo, ficará no banco de reservas.

Brasil e Paraguai se enfrentarão no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, na terça-feira, às 21h45 (de Brasília).

Fonte:GE