SAÚDE

Linhares inicia aplicação de medicamento Palivizumabe

UPA de Linhares inicia a aplicação de medicamento Palivizumabe para proteção de bebês.

Em 08/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Pelo menos sete bebês foram imunizados neste primeiro dia de aplicação do medicamento, nesta etapa

Com o início do período de sazonalidade das doenças respiratórias, a Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas (UPA Infantil) do bairro Shell começou, na última sexta (03), a aplicar o medicamento Palivizumabe. Ele é indicado para aumentar a proteção de bebês prematuros de alto risco e de crianças até 2 anos de idade portadoras de cardiopatia cianogênica ou doença pulmonar crônica.

Pelo menos sete bebês foram imunizados neste primeiro dia de aplicação do medicamento, nesta etapa. As crianças atendidas são de Japira, interior de Linhares, Sooretama, Aracruz, Nova Venécia e São Gabriel da Palha.

As aplicações acontecem sempre às sextas-feiras, de 15 em 15 dias, no período da manhã. Os próximos agendamentos são: 17/02; 03/03;17/03 e 31/03. No ano passado, foram feitos 58 atendimentos.

Unidade credenciada

O Pronto-atendimento Infantil 24 horas do bairro Shell, unidade vinculada à secretaria municipal de Saúde, é o quarto polo credenciado para aplicação do Palivizumabe no Estado. Os outros três são o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves e Hospital da Polícia Militar do ES, todos na Grande Vitória.

Com o credenciamento, os profissionais da UPA Infantil 24h (pediatras, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem) foram capacitados para realizar o acompanhamento do protocolo específico e a aplicação da medicação.

O Ministério da Saúde e a Sesa disponibilizam até cinco doses de Palivizumabe por criança. As aplicações são realizadas a cada 30 dias no período de maior circulação do VSR, nos meses de março a setembro, com pico em junho e julho.

Pelo terceiro ano, Linhares estará fazendo a aplicação do medicamento, adotando o Protocolo de Compartilhamento de Doses preconizado pelo Ministério da Saúde, lembrou a diretora da UPA Infantil 24h, Débora Tesc.

“Neste ciclo, devemos atender mais de 50 crianças de todo o norte do Espírito Santo já cadastradas no programa”, informou.

Crianças nesta situação ficam mais vulneráveis à infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O vírus pode ser responsável por até 75% das internações por bronquiolite e 40% das internações por pneumonia durante os meses do inverno, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O que é o Palivizumabe

Medicamento biológico de alto custo, produzido por engenharia genética, disponibilizado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde, o Palivizumabe é recomendado para a prevenção das infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório. O VSR, como é mais conhecido o vírus, é o agente etiológico que causa as infecções respiratórias mais graves em crianças menores de um ano de idade, principalmente prematuras ou cardiopatas.

Meses de maior risco de contaminação

No Espírito Santo, o período de sazonalidade do VSR ocorre durante os meses de março a julho, quando as crianças que apresentam maior risco para infecção pelo vírus, prematuros e os portadores de doença cardiopulmonar recebem imunização passiva obtida com a utilização de anticorpo monoclonal humanizado. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Prefeitura de Aracruz otimiza aplicação da vacina de BCG
Setor de diagnóstico por imagem do HEVV com recepção digital
"Vacina é direito da criança", diz Nísia sobre o Bolsa Família
Filas de cirurgias precisam ser monitoradas pelo SUS
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (06)
Brasil alcança 546 mil médicos mas sofre com desigualdade
7 dicas para proteger os joelhos durante as corridas de rua
Linhares orienta sobre vacinação contra a catapora
Governo lança programa para diminuir as filas no SUS
Dia do Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença
Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac

TAGS:
LINHARES | UPA | MEDICAMENTO | PALIVIZUMABE | BEBÊS