POLÍTICA CAPIXABA

Luiz Paulo Vellozo Lucas assume o Banco do Desenvolvimento do ES

Anúncio foi feito após reunião com o governador Paulo Hartung (PMDB).

Em 19/01/2015 Referência JCC

O ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) é o novo  presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O anúncio foi feito após reunião com o governador Paulo Hartung (PMDB). Mesmo sem ter tomado posse ainda, Luiz Paulo começa a trabalhar nesta segunda-feira (19). Ele vai se reunir com o diretor de Crédito e Fomento do banco para conhecer a situação em que se encontra a instituição.

Luiz Paulo, apesar de reconhecer que enfrentará desafios devido ao ajuste fiscal no país, afirmou que está motivado para a nova função e consciente da necessidade de buscar alternativas inovadoras para o desenvolvimento do estado. “Aceitei o convite do governador porque posso contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo. Aceitei como profissional do desenvolvimento e dirigente do PSDB. Acredito que será um trabalho bem-sucedido”, afirmou o novo presidente do Bandes.

Ele acrescentou que, há 22 anos, foi secretário de Estado de Planejamento e Ações Estratégicas e, desde então, nunca deixou de acompanhar a situação do desenvolvimento capixaba.

Luiz Paulo tem uma reunião agendada às 8h30 desta segunda-feira (19), com o diretor de Crédito e Fomento do banco, Carlos Magno Rocha de Barros. Na quarta-feira (21), Luiz Paulo volta ao Rio de Janeiro para solicitar ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) – onde é funcionário – que seja cedido para presidir o banco estadual.

Período eleitoral
Luiz Paulo assumirá o cargo ocupado, atualmente, por Guilherme Pereira, que foi coordenador da equipe de transição do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Na pré-campanha, no ano passado, o ex-deputado defendeu a reeleição de Casagrande. Mas, no momento em que o PSDB decidiu apoiar a campanha de Hartung, ficou ao lado do peemedebista. Na época, chegou a citar o atual governador como “a mais forte liderança do estado”.

Nas últimas eleições, Luiz Paulo concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados. Mas obteve 49.729 votos, o que representa 2,77% dos votos válidos, e ficou como suplente da coligação.

História
Luiz Paulo é engenheiro, com pós-graduação em economia, e funcionário público do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) há 35 anos. Ele já foi prefeito de Vitória entre os anos de 1997 e 2004 e deputado federal entre 2006 e 2010.

Fonte: G1-Espírito Santo