CIDADE

Macacos com febre amarela foram achados em 2 bairros da Serra (ES).

Ao todo, até o momento, foram encontrados oito macacos mortos na cidade.

Em 27/02/2017 Referência JCC

A Prefeitura da Serra, no Espírito Santo, disse que dois macacos encontrados mortos no final de janeiro com febre amarela foram localizados nos bairros de Serra Sede e Nova Almeida. Ao todo, até o momento, foram encontrados 8 macacos mortos na cidade.

A secretária de Saúde, Andréia Passamani Corteletti, afirma que os dois macacos confirmados com febre amarela foram achados na rua. Outros três macacos estão sob análise e três casos foram descartados.

Apesar do laudo ter dado positivo para febre amarela em dois pontos da cidade, a secretária acredita que os macacos não são da região.

“Os macacos foram encontrados na Serra Sede e Nova Almeida, mas isso não quer dizer que contraíram a febre amarela nestes locais. Os macacos vêm de áreas contínuas de mata e da zona rural, por isso, concentramos nosso esforços nessas áreas desde o início”, afirma.

Após o resultado positivo do laudo, a vacinação será intensificada. A expectativa é distribuir 20 mil doses de vacina nos dois dias de vacinação durante o Carnaval.

Até a sexta-feira (24), 68 mil pessoas haviam recebido a vacina contra a febre amarela na cidade. “Intensificamos a vacinação e pretendemos fazer toda a cobertura até o final de março”, completa.

Vacinação durante o carnaval
A Prefeitura da Serra vai disponibilizar 20 mil doses extras da vacina contra a febre amarela em dois dias durante o Carnaval. O município decidiu que na segunda (dia 27) e quarta-feira (1º de março) haverá vacinação.

As doses serão aplicadas em dois grandes hospitais da cidade (Apart Hospital e Hospital Metropolitano), devido a uma parceria do município com os mesmos. As vacinas serão de graça. Além desses pontos, haverá vacinação na Unidade Saúde de Jacaraípe e em Serra Sede, das 9 horas às 15 horas.

É importante levar carteira de vacinação e documento pessoal. A Prefeitura da Serra está vacinando toda à população, independente do comprovante de viagem, dentro dos critérios do Ministério da Saúde.

Parques fechados
Por recomendação do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária, foram fechadas, neste domingo (26), as sedes das Áreas de Proteção Ambiental do Mestre Álvaro e da Lagoa Jacuném, bem como o Jardim Botânico da Serra/Horto Municipal.

Já o Parque da Cidade vai permanecer aberto neste domingo. “Por enquanto não será preciso fechar o parque, os outros pontos são áreas contínuas e serão fechados até uma cobertura maior de vacinação”, completa a secretária.

Por Raquel Lopes, de A Gazeta