CULTURA

MAES exibe produções do Projeto Raiz Forte

Esses vídeos trazem registros e relatos de mulheres negras residentes no Espírito Santo.

Em 18/11/2015 Referência JCC

Neste domingo (22), no auditório do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) haverá sessão com conteúdos audiovisuais produzidos pelo Projeto Raiz Forte. Essa atividade faz parte das ações de arte educação que integram a proposta “Adaptação | Margem de Ti”, trabalho de Charlene Bicalho, projeto da  exposição coletiva “Tentativas de Esgotar um Lugar” em cartaz no MAES até o dia 31 de janeiro. A exibição é aberta ao público.
 
Iniciado em 2012, tendo como sua primeira ação uma web série homônima, o Projeto Raiz Forte faz uso de diferentes linguagens para promover as referências afro-brasileiras através da pesquisa junto a mulheres que constroem suas identidades negras a partir da afirmação estética e da aceitação do cabelo crespo.
 
Na sessão deste domingo serão exibidos os três episódios da web Série Raiz Forte. Esses vídeos trazem registros e relatos de mulheres negras residentes no Espírito Santo acerca da estética afrodescendente e, além de estarem disponíveis na web, foram exibidos em diversos eventos e mostras. Integrantes do Projeto Raiz Forte estarão presentes para um bate-papo após a exibição.
 
Por meia dessa produção audiovisual, é possível lançar um olhar crítico sobre os espaços sociais nos quais a mulher negra transita desde a infância, oferecendo representações que reforçam ou não estereótipos e experiências do negro com o seu cabelo e o corpo.
 
A web série Raiz Forte foi contemplada pelo Edital de Web Séries do Programa Rede Cultura Jovem de 2012 e nasceu da uma colaboração entre a pesquisadora e fotógrafa Charlene Bicalho e o artista multimídia Msensorial e o diretor de arte Pedro Ribeiro. A série ainda contou com a parceria do coletivo Compartilhe Ou Nada! e com apoio do Blog Garganta. Em 2014, essa produção recebeu Menção Honrosa pelo Concurso Nacional de Web Séries do 21º Festival de Cinema de Vitória.
 
Adaptação | Margem de Ti
 
Em “Adaptação | Margem de Ti”, Charlene Bicalho investiga o processo de invisibilização da mulher negra no Brasil a partir de sua história pessoal. Por mechas de cabelo que recolhe das pessoas, espelhos e fotografias de sua infância, e articulando vestígios identitários e elementos de matriz cultural africana, a artista reflete sobre uma narrativa que se desenrola tanto em sua própria pele quanto também integra uma longa história de exploração de um segmento étnico e social no país, desde sua invenção.
 
 
Serviço:
Exibição audiovisual Projeto Raiz Forte
Dia: 22/11
Horário: 10h30
Local: auditório do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) - Avenida Jerônimo Monteiro, nº 631 -  Centro de Vitória
Entrada gratuita
Com informações de Paulo Gois Bastos
 
Secom ES