TEMAS GERAIS

Maio Amarelo: blitze, iluminação especial e ações para trânsito mais seguro

Começa nesta sexta-feira (1º) o movimento internacional Maio Amarelo...

Em 30/04/2015 Referência JCC

Começa nesta sexta-feira (1º) o movimento internacional Maio Amarelo, no qual poder público e sociedade civil se unem para chamar a atenção da população sobre os altos números de acidentes de trânsito e sobre o papel de todos na promoção de um trânsito mais seguro e humano.

Com esse objetivo, diversas secretarias municipais prepararam várias ações para o decorrer do mês. A abertura oficial do Maio Amarelo acontece nesta segunda-feira (4), às 15h30, no auditório da Prefeitura de Vitória.

Além disso, haverá iluminação cênica com a cor amarelo durante todo o mês na Ponte da Passagem, no Monumento do Imigrante, na torre de Jesus de Nazareth e no Palácio Municipal. Também acontecerão ações educativas da Liga Acadêmica de Medicina da Emescam, Ufes e UVV nas avenidas mais movimentadas da cidade.

Os agentes de trânsito da Guarda Municipal farão blitze educativas nos bairros do Centro, Goiabeiras e Praia do Canto. Haverá, ainda, apresentações teatrais nas avenidas Fernando Ferrari e Dante Michelini, em frente à Casa Porto e nas escolas municipais.

Ainda estão programadas palestras educativas e apresentações teatrais para idosos em todos os Centros de Convivência para Terceira Idade (CCTI´s) e para jovens em nove escolas municipais e na Casa da Juventude.

Reflexão

Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Josivaldo de Andrade, o objetivo é tornar o movimento tão essencial como hoje são o Outubro Rosa e Novembro Azul. "Queremos estimular as pessoas a refletir sobre os acidentes de trânsito: como eles acontecem e quais comportamentos devemos ter para evitá-los, seja como motoristas ou como pedestres", explica.

Como parte da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) coordena o Projeto Vida no Trânsito, que visa à implementação de boas práticas para a segurança no trânsito, alinhadas às estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde.

"Esse projeto tem a finalidade de preservar vidas e reduzir os altos custos gerados com os acidentes. Mas, para o sucesso dessas ações, precisamos também do comprometimento da sociedade capixaba. É necessário que cada um tenha a responsabilidade por um trânsito mais seguro", disse a secretária de Saúde, Daysi Koehler Behning.

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo surgiu de uma resolução da ONU, em maio de 2011, definindo essa década como "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". O amarelo foi escolhido por ser a cor da advertência no trânsito, sinalizando o alerta que o movimento quer criar na sociedade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, se nada for feito, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas 10 nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento e que essa situação se agrave ainda mais com o aumento da frota nesse grupo.

Fonte:PMV