CIDADANIA

Maio Amarelo chama atenção da sociedade para evitar acidentes no trânsito

Como tornar o trânsito dentro das cidades livre de acidentes?...

Em 05/05/2015 Referência JCC

Como tornar o trânsito dentro das cidades livre de acidentes? Respondendo a essa pergunta, a Prefeitura de Vitória lançou oficialmente nesta segunda-feira (4) o Movimento Maio Amarelo "Atenção pela Vida", no auditório do Palácio Municipal.

Os óbitos nos acidentes de trânsito podem ser evitados, uma vez que não ocorrem em consequência de uma patologia. Em 2014, foram registrados nos cartórios de Vitória 77 óbitos por acidentes de trânsito. Destes, 17 ocorreram dentro do município, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Dos óbitos analisados pelo projeto Vida no Trânsito, cinco envolveram motociclistas do sexo masculino que trafegavam por grandes avenidas da capital, como Princesa Isabel, no Centro; Maruípe, no trevo do bairro Fradinhos; e na Beira-Mar, próximo ao Centro.

Dez óbitos aconteceram com atropelamento de pedestres, sendo que cinco vítimas possuíam idade acima de 60 anos. Dos acidentes sem vítimas fatais, 91 casos foram registrados no Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro e destes, 60 eram motociclistas. No PA da Praia do Suá, foram feitos 29 registros de pacientes atendidos por acidente de trânsito, sendo 13 motociclistas.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, da procuradora do Ministério Público do Trabalho Ana Lúcia Coelho Lima, do tenente-coronel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar Marcelo Luis Bermudes Rangel, além dos secretários municipais de Saúde, do Trânsito e da Segurança Urbana.

Epidemia

Segundo a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, os números revelam que o Brasil vive uma verdadeira epidemia de lesões e mortes no trânsito. "Em 2010, o país registrou 145 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS), o que representou R$ 190 milhões em atendimentos", disse.

"O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária e, além de chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito de Vitória, engajar governos, empresas e sociedade a entender que a responsabilidade por um trânsito mais seguro depende de cada um de nós", revelou a secretária.

O vice-prefeito, Waguinho Ito, ressaltou que todos são responsáveis pela segurança no trânsito. "As ruas não pertencem aos carros, pertencem às pessoas, que podem estar como motociclistas, como pedestres, como ciclistas e como motoristas. Por isso, todo o trabalho de conscientização da sociedade será importante para o município", declarou.

Programação

Em Vitória, o movimento Maio Amarelo está promovendo uma iluminação cênica com a cor amarelo durante todo o mês na Ponte da Passagem, no Monumento do Imigrante, na torre de Jesus de Nazareth e no Palácio Municipal. Também acontecerão ações educativas da Liga Acadêmica de Medicina da Emescam, Ufes e UVV nas avenidas mais movimentadas da cidade.

Os agentes de trânsito da Guarda Municipal farão blitze educativas nos bairros do Centro, Goiabeiras e Praia do Canto. Haverá, ainda, apresentações teatrais nas avenidas Fernando Ferrari e Dante Michelini, em frente à Casa Porto e nas escolas municipais.

Ainda estão programadas palestras educativas e apresentações teatrais para idosos em todos os Centros de Convivência para Terceira Idade (CCTI´s) e para jovens em nove escolas municipais e na Casa da Juventude.

Fonte:PMV