CIDADANIA

Maior ocupação vertical do País vai se tornar condomínio popular em SP.

Construído na década de 1960, o prédio tem dois blocos.

Em 27/10/2015 Referência JCC

Um antigo prédio comercial na Avenida Prestes Maia, no bairro da Luz, região central de São Paulo, foi comprado pela prefeitura de São Paulo por R$ 22 milhões e será doado para o programa Minha Casa Minha Vida, para que seja transformado em habitação popular. O edifício é considerado a maior ocupação vertical do Brasil, onde vivem cerca de 400 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Centro (MCTC). 

Construído na década de 1960, o prédio tem dois blocos (um de 22 andares e outro de nove), abrigou a Companhia Nacional de Tecidos até o fechamento da tecelagem no início dos anos 1990 e está próximo de pontos turísticos conhecidos da capital paulista, como a Estação da Luz e a Pinacoteca do Estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, o prédio doado irá atender famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil (faixa 1). Não está definida ainda a modalidade em que o edifício será incluído no programa, o que só ocorrerá após a formalização da cessão do prédio ao governo federal.

A União será o responsável pela reforma do prédio. A ideia é que seja usada a técnica de retrofit, em que a estrutura original do prédio é modernizada, aproveitando a base da construção em todos os andares.

Durante a reforma, segundo a Secretaria Municipal de Habitação, os moradores que já ocupam o antigo prédio da Companha Nacional de Tecidos, no número 911 da Avenida Prestes Maia, receberão o aluguel social. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa