CIDADE

Mais de 200 moradores já fizeram adequações para a calçada cidadã

Os moradores da capital estão cada vez mais conscientes sobre a importância do projeto Calçada Cidadã

Em 15/10/2014 Referência JCC

Os moradores da capital estão cada vez mais conscientes sobre a importância do projeto Calçada Cidadã. De janeiro a agosto deste ano, 218 munícipes adequaram suas próprias calçadas de acordo com as exigências.

Isso é um reflexo do trabalho de conscientização realizado pela Prefeitura de Vitória. A calçada cidadã garante mais acessibilidade para os pedestres, principalmente para aqueles com mobilidade reduzida. O projeto prevê a padronização desses equipamentos, com obstáculos sinalizados por piso podotátil e rampas de acesso para cadeirantes.

O contribuinte de Jardim Camburi Elias Cavelari, de 48 anos, adotou a calçada cidadã e destacou a importância da padronização. "O projeto Calçada Cidadã é uma necessidade para o município e, principalmente, para as pessoas com mobilidade reduzida. Estabelecimentos acessíveis são importantes para todos", afirmou.

Manutenção

A manutenção e a adequação das calçadas da cidade são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. O morador que quiser se adequar deve preencher o formulário de Comunicação de Obras e entregar o documento no protocolo do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), das 8 às 17 horas.

Depois, o pedido é encaminhado ao setor de fiscalização. Gratuitamente, a Prefeitura oferece um técnico que vai ao local, realiza uma consultoria, orienta o morador para que a calçada saia conforme a lei e acompanha a obra até a sua conclusão.

Notificações

A Prefeitura trabalha com a conscientização da população sobre a importância do projeto e é responsável pela fiscalização das calçadas. As que estiverem em situação irregular podem ser notificadas. De janeiro a agosto de 2014, foram realizadas 191 intimações. Caso não execute a obra, o morador poder receber multa de R$ 300,00, podendo haver alteração.

 

Fonte:PMV