CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Mais de 60% do Centro de Inovação de Vitória já está construído

O prédio se constituirá no coração e no cérebro do Parque Tecnológico de Vitória

Em 29/12/2019 Referência CCNEWS, Redação

Foto: Marcus Monteiro/PMV

A Prefeitura de Vitória já executou 60% das obras do prédio do Centro de Inovação. Ele está sendo construído em três pavimentos, com área de 2.098 metros quadrados e de forma sustentável. O empreendimento se constituirá no coração e no cérebro do Parque Tecnológico de Vitória, e a previsão da sua entrega é no segundo semestre de 2020.

O Parque Tecnológico será um importante polo de produção de conhecimento, capacitação e geração de emprego e renda.

“O Centro de Inovação, que é o primeiro prédio a ser erguido no local, será dentro das modernas tendências mundiais de ocupação de espaços públicos e terá certificação inteligente. Terá produção fotovoltaica, que alimentará todas as áreas comuns com energia solar e haverá captação de águas das chuvas e teto verde”, disse o vice-prefeito de Vitória e secretário municipal de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Empreendimento

O Parque Tecnológico Metropolitano de Vitória será instalado próximo ao aeroporto e será dividido em três áreas menores: o Centro de Inovação; uma área para o laboratório de pesquisas compartilhadas e uma terceira área para a instalação de empresas e indústrias de base tecnológica.

O empreendimento será voltado para laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras e empresas de software e do setor metal mecânico.

A produção será destinada às empresas locais de petróleo, games, celulose e minério de ferro, com expectativa de expandir para o mercado externo focado na robótica, biotecnologia e nanotecnologia.

Empregos

A expectativa é a geração de 140 empregos diretos já no primeiro ano e 8,7 mil novas vagas em 12 anos. Em 20 anos, os estudos apontam a geração de 16 mil empregos diretos e mais 41 mil indiretos, resultando em R$ 18 milhões em impostos.

O primeiro pavimento será uma área de Coworking poderá ser utilizada para eventos, apresentações e reuniões sendo contígua às áreas de coffe-break, ao hall de acesso e ao pátio descoberto.

Já no segundo pavimento manterá a diretriz de flexibilidade dos espaços e a criação de um espaço de integração criado pela diminuição da área útil. O pavimento possuirá ao todo 12 espaços para receber as incubadoras e startups, duas salas de reunião, um espaço de integração e de descanso.

Já o terceiro pavimento manterá a diretriz de flexibilidade dos espaços. O pavimento terá 10 espaços para receber as incubadoras/startups, entre outras utilidades. (Com informações da Prefeitura de Vitória)