SAÚDE

Mais de 86% dos pacientes aprovam serviços de saúde de Vitória/ES.

Em fevereiro deste ano, 10.262 pacientes responderam às mensagens.

Em 10/03/2016 Referência JCC

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

Em fevereiro deste ano, 10.262 pacientes responderam às mensagens, e 86,45% deles avaliaram os serviços como "ótimo/excelente/bom/muito bom", e 13,55%, como "regular/ruim/péssimo". Veja o relatório.

A unidade de saúde (US) que recebeu a maior nota foi a de Maruípe, com 9,34, seguida de US Santa Tereza, com 9,21, US Andorinhas, com 9,20, e US Ilha de Santa Maria, com 9,19. Outras quatro unidades tiveram notas acima de 9 e as 22 demais, acima de 8.

Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram muito bem avaliados, com 9,40 e 9,26, respectivamente. A nota média de todos os serviços oferecidos pela rede municipal foi de 8,57.

Pacientes aprovam serviços

A auxiliar administrativo aposentada Nércia de Almeida Fundão Marchito, de 63 anos, moradora de Jardim Camburi, diz que ela e seus três filhos sempre utilizam os serviços da unidade local. "Minha filha foi se consultar ontem (9) por causa de um problema de alergia e me contou que foi muito bem atendida pela médica que a examinou com toda a atenção antes de avaliar o quadro. Ela saiu de lá medicada e com os remédios para tomar em casa e ficou muito feliz", contou a aposentada.

Nércia contou também que seu filho já foi atendido na unidade por causa da dengue e teve uma assistência considerada excelente. "É uma unidade com grande demanda e, mesmo assim, mantém um atendimento de qualidade. É excelente", afirmou.

A feirante Genira Luíza Barbalho, 58, não poupa elogios à US Maruípe, onde faz acompanhamento médico, já que é hipertensa. "Não tenho plano de saúde, e todos os meus atendimentos são pelo SUS. Tudo que eu preciso na unidade sou muito bem atendida, desde a recepção, a médica e a farmácia. O pessoal é nota 10".

Morador de São Pedro I, o auxiliar de operações Otavio Nunes Silva, 42 anos, concluiu em fevereiro atendimento odontológico na US Ilha das Caieiras, onde sua esposa e sua filha, de 11 anos, também fazem tratamento. "Até estranhei quando recebi o torpedo para fazer a avaliação porque normalmente a gente vê isso mais em empresas particulares. E dei nota 10 por causa da pontualidade nos atendimentos agendados E pela qualidade do trabalho profissional do dentista. Acho importante a Prefeitura ouvir o que o paciente tem a dizer sobre o atendimento para melhorar aquilo que é preciso", concluiu.

Sistema

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto. "A ferramenta é importante para aprimorar as práticas profissionais e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão", afirmou a gerente de Regulação, Controle e Avaliação, Andrea Alves Barbosa.

Fonte:PMV