EDUCAÇÃO

Mais de 880 mil alunos fazem prova da final da Obmep neste sábado

Exame da segunda e última fase começa às 14h30 em 9 mil centros.

Em 12/09/2015 Referência JCC

A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) acontece neste sábado (12) em todo o país. A prova será realizada a partir das 14h30 em mais de 9 mil centros de aplicação espalhados por todos os estados brasileiros.

Cerca de 888 mil alunos, de aproximadamente 42 mil escolas da rede pública de ensino, classificaram-se para esta segunda etapa da competição. Os competidores devem comparecer aos locais de prova, que podem ser conferidos no site da olimpíada, com 30 minutos de antecedência munidos de documento original com foto.

O exame deste sábado será composto por seis questões discursivas e os candidatos terão três horas para a resolução dos exercícios. A correção da prova será realizada em duas etapas, dividas nos âmbitos regional e nacional. O resultado, com a divulgação dos premiados, sai no dia 27 de novembro.

A competição vai distribuir 6,5 mil medalhas aos participantes com melhor desempenho. Serão 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 de bronze, além de pouco mais de 46 mil menções honrosas. Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em 2016.

Primeira fase
A primeira etapa da Obmep aconteceu no dia 2 de junho. Na ocasião, os candidatos foram testados em uma prova de 20 questões de múltipla escolha. Os gabaritos foram conferidos pelas próprias instituições de ensino dos estudantes, que ficaram encarregadas de apontar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação. Quase 18 milhões de alunos se inscreveram para a disputa.

Fundação Casa na disputa
Entre os 888.822 estudantes aprovados na primera fase da Obmep 2015 estão 558 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa, em São Paulo. O número de classificados é 2,9% maior do que o registrado no ano passado. Na edição de 2014, 542 chegaram até a fase final, e 37 receberam menção honrosa.

Fonte: G1