EDUCAÇÃO

Mais educadores serão capacitados em Programa da Sedu.

O propósito do Programa é estimular a transformação pessoal de educadores.

Em 19/04/2016 Referência JCC

Após o sucesso, em 2015, o Programa “Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz” está sendo ampliado em 2016. Além da abertura de 700 novas vagas, também serão contemplados os professores e pedagogos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuam nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) da região metropolitana, de Cachoeiro de Itapemirim e de Linhares.

O evento de abertura do Programa “Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura de Paz” será realizado nesta quarta-feira (20), às 14 horas, no espaço de formação da Arcelor Mittal, na Serra.

O propósito do Programa é estimular a transformação pessoal de educadores em torno dos seguintes aspectos: emoções, atenção, convivência e processo decisório, proporcionando, assim, a mudança de comportamento em seus contextos de vida.

Serão trabalhados com os educadores aspectos como a capacidade de concentração dos alunos, a inteligência emocional da cada um e as competências e capacidade de se relacionar com os outros e tomar melhores decisões.

Os profissionais que atuam com adolescentes que cumprem medida socioeducativa participarão da primeira turma da formação, que será realizada de abril a julho. A segunda turma, que participará de agosto a novembro, será para os demais profissionais da rede pública estadual que atuam em cinco municípios da região metropolitana (Serra, Cariacica, Vitória, Vila Velha e Viana).

Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz

O Programa “Educação em Valores, Desenvolvimento Humano e Cultura da Paz” teve início em 2014, com a formação e as ações ministradas pela Migliori Consultoria. Em 2015, o programa atendeu 13 escolas, dos municípios de Viana, Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra, um total de 334 profissionais (pedagogos, professores, coordenadores e diretores), alcançando impacto em mais de 10 mil estudantes indiretamente.

O Migliori é uma empresa de consultoria estratégica cujo objetivo é desenvolver o potencial ético e sustentável das pessoas, organizações e comunidades. Está completando 20 anos de atuação e, entre outros reconhecimentos, integra a lista de instituições recomendadas pelo Banco Mundial para a execução de projetos de consultoria com foco em valores humanos e sustentabilidade.

O Programa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), com a Arcelor Mittal e o Ministério Público Estadual.

Fonte: SECOM-ES