SAÚDE

Mais um morcego com vírus da raiva é encontrado em Vitória (ES).

Animal foi encontrado caído em quintal de casa, no bairro Solon Borges.

Em 17/01/2017 Referência JCC

Mais um morcego com vírus da raiva foi encontrado dentro de uma casa, em Vitória, no bairro Solon Borges. Por causa disso, nesta terça-feira (17), cachorros e gatos vão ser vacinados contra a doença nos bairros Jabour, Maria Ortiz, Antonio Honório, Segurança do Lar, além daquele onde foi encontrado o animal.

Na última semana, um morcego foi achado no bairro Santa Lúcia, na capital.

“O animal foi encontrado caído dentro de um quintal de uma residência. Aí, a gente verificou que houve contato dos animais da residência, que são três cachorros, com esse morcego”, disse a coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde de Vitória Clara Scarpati

A coordenadora explicou que o exame é rápido e eficaz. “Quando o animal dá positivo nesse primeiro exame, a gente já constata a presença do vírus rábico no morcego”, falou.

Os morcegos encontrados recentemente com o vírus da raiva são animais frutívoros e não se alimentam de sangue. Clara disse que o risco de contato com o ser humano é acidental.

“Pelo vírus estar presenta na saliva e eles terem o hábito de se lamber, se um ser humano, eventualmente, sofrer uma arranhadura, ou esse morcego estiver vivo e, ao se defender, morder o ser humano, ele pode sim se expor ao risco de contrair o vírus”, explicou.

Raiva
A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura, arranhadura e lambedura.

Segundo Clara Scarpati, é importante que os moradores recebam os agentes, que estão uniformizados e portando crachás, para a realização da vacinação. Os animais que já receberam a vacina na campanha de vacinação antirrábica passada não serão imunizados.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta