ESPORTE INTERNACIONAL

Manaus entra na lista de cidades que podem sediar futebol nas Olimpíadas.

O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a região amazônica tem grande visibilidade.

Em 12/02/2015 Referência JCC

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 informou hoje (12) que acrescentou a cidade de Manaus à lista de capitais à disposição da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar os jogos da modalidade. O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a região amazônica tem grande visibilidade internacional e que os jogos são do Brasil.

"Estamos encaminhando à Fifa a sugestão dessas cidades e agora aguardaremos", disse Nuzman, que explicou que todas as federações esportivas participam das definições dos jogos a partir de sugestões encaminhadas pelo comitê.

Segundo Nuzman, é preciso aguardar a decisão da entidade, que deve definir as subsedes até março do ano que vem, para definir quais serão os custos com as sedes do futebol, que também poderá ter partidas disputadas em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e no Rio de Janeiro. "São os jogos do Brasil, e nada mais natural que se integre o país nos jogos".

A escolha das subsedes olímpicas será feita pela Fifa e deverá ser feita até março do ano que vem. Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo estão na lista de capitais à disposição da entidade máxima do futebol

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, disse que a CBF vai trabalhar para que Manaus seja aceita como sede para o futebol. "Se o comitê está sugerindo essas cidades, teve razões comprovadas de que há fundamentação [na recomendação]". De acordo com o Comitê Organizador, para entrar na relação, as cinco capitais que se juntam à cidade olímpica atenderam aos requisitos técnicos, logísticos, operacionais e financeiros estabelecidos no Caderno de Encargos da Matriz de Responsabilidade dos Jogos.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que deixar a cidade de fora da competição seria fugir de um emblema do país. "Vamos a várias embaixadas oferecer nosso centro de treinamento e à Fifa para esclarecer quaisquer dúvidas", acrescentou o prefeito, lembrando que a cidade recebeu elogios da entidade após a Copa do Mundo.

O torneio masculino será disputado por 16 seleções, entre as quais já estão garantidas as do Brasil, que sedia o evento, e da Argentina, campeã sub-20. O feminino terá 12 equipes, que já incluem o Brasil, por ser país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América.

Para os homens, os jogos começarão em 4 de agosto e a final será disputada no dia 20 do mesmo mês. A competição feminina começa e termina um dia antes, em 3 e 19 de agosto.

Fonte: Portal EBC