SAÚDE

Mapa mostra o Rio com redução de 13% no número de óbitos

Regiões permanecem em bandeira vermelha. A região norte continua em bandeira laranja.

Em 14/08/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Das nove regiões do estado, cinco permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II.

A 43ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio de Janeiro teve redução de 13% no número de óbitos provocados pela covid-19. 20% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), entre as semanas epidemiológicas 28 (11 a 17 de julho) e 30 (de 25 de julho a 31 de julho).

Apesar do levantamento apresentar o estado em risco baixo (bandeira amarela) pela quinta semana consecutiva, os indicadores epidemiológicos e a capacidade do sistema indicam tendência de alta em algumas regiões. A SES acionou o Plano de Contingência, que prevê de forma preventiva a abertura de mais 20 leitos no Hospital Doutor Ricardo Cruz, unidade exclusiva para atendimento de covid, que já opera hoje com 150 leitos.

O planejamento também prevê um chamamento público para contratação de leitos de CTI e a suspensão da desmobilização do Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns, que estava sendo transformado para atender pacientes não covid.  

“Um discreto aumento de casos nessas últimas semanas e, de forma antecipada, colocamos em prática o Plano de Contingência da Covid-19. Ele prevê a ativação de níveis de contingência a partir de determinados cenários epidemiológicos e nos permite tomar algumas decisões, como a abertura ou o fechamento de leitos, com mais tranquilidade”, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Das nove regiões do estado, cinco permanecem em bandeira amarela: Médio Paraíba, Serrana, Baixada Litorânea, Baía da Ilha Grande e Metropolitana II. As regiões Metropolitana I e Noroeste permanecem em bandeira vermelha. As regiões  norte e centro-sul estão em bandeira laranja.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). (Por: Douglas Corrêa - EBC)